Samsung anuncia chipsets com circuitos integrados RFIC e ASIC para tecnologia 5G
Créditos: Samsung

Samsung anuncia chipsets com circuitos integrados RFIC e ASIC para tecnologia 5G

O tamanho, o peso e o consumo de energia do componente foi reduzido em quase 25%

A Samsung lançou durante a MWC 2019 os seus chipsets com acesso a tecnologia 5G. Isso foi possível pela implementação dos Circuitos Integrados de Radiofrequência (RFIC) em ondas milimétricas (mmWave) e também dos Circuitos Integrados de Aplicação Específica (ASIC), de Front End Digital / Analógico (DAFE), que suportam bandas de 28GHz e 39GHz.

Esses componentes fazem com o tamanho, o peso e o consumo de energia seja reduzido em aproximadamente 25%, a Samsung diz que as estações rádio-base 5G que usam esses novos chipsets são mais eficientes em instalação e operação, se comparado com as versões anteriores.

“Nossas inovações tecnológicas em Pesquisa e Desenvolvimento de 5G foram as principais forças motrizes por trás sucesso dos serviços comerciais em 5G nos EUA e na Coreia em 2018, com mais de 36 mil de estação rádio-base 5G vendidas. Na vanguarda do início da 4ª Revolução Industrial, a Samsung continuará acelerando a comercialização do 5G, impactando as indústrias em geral e o dia a dia das pessoas, ao oferecer latência ultra-baixa, velocidade ultra-alta e conectividade massiva."  - Paul Kyungwhoon Cheun, vice-presidente executivo e chefe de Negócios de Redes da Samsung Electronics.

As estações 5G são equipadas com mil elementos de antenas e vários RIFC que fazem com que seja possível usar um espectro de ondas milimétricas. Os RFICs usam a tecnologia de semicondutor CMOS de 28 nm, que operam em larguras de banda que foram expandidas para até 1,4GHz, os anteriores possuíam 800 MHz. O resultado final são RFIC menores com um desempenho melhor, isso porque o nível de ruído foi reduzido, fazendo com que a linearidade do amplificador de potência de RF fique melhor. 

A Samsung planeja aumentar ainda mais as bandas RFIC, que foram apresentadas em 28GHz e 39GHz, no próximo ano pretende comercializar RFICs adicionais de 24GHz e 47GHz. Isso vai fazer com que a empresa atenda mercados em que que as bandas usadas são mais altas

A Samsung também desenvolveu o seu próprio DAFE, que é essencial para as telecomunicações digitais sem fio, pois oferece conversões de analógico para digitais ou ao contrário. A função do DAFE 5G é trabalhar com grandes larguras de banda, de centenas de MHz, enquanto o desenvolvimento de um ASIC permite reduzir o tamanho e o consumo de energia das estações base 5G. 

User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

Estamos com a MI BAND 5! Veja o que a PULSEIRA INTELIGENTE da XIAOMI pode fazer

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.