Microsoft ressuscita o Kinect como periférico que usa nuvem com IA
Créditos: Microsoft

Microsoft ressuscita o Kinect como periférico que usa nuvem com IA

A aposta é que a tecnologia fará sucesso com empresas de tecnologia

O Kinect foi lançado como uma das tecnologias do Xbox 360, mas após não deslanchar como produto voltado para games, a Microsoft descontinuou o dispositivo de vez em 2017. Agora, o periférico acaba de fazer um retorno do mundo dos mortos em uma versão aprimorada. A dona do Windows anunciou o Azure Kinect Developer Kit (DK), um sensor de movimentos voltado para desenvolvimento de apps de inteligência artificial e que usa o poder da nuvem.

Além da mudança de foco, o novo Kinect também tem um novo design. O periférico de PC agora possui um formato diferente e traz mais sensores, incluindo câmeras de 12 MP e 1 MP, um microfone e o mesmo rastreador de profundidade presente no HoloLens 2.

Como o nome indica, o Kinect também possui conexão com a Azure, plataforma de nuvem da Microsoft. Graças a isso, os desenvolvedores podem aproveitar os benefícios da tecnologia diretamente no periférico, o que é ótimo para quem trabalha com inteligência artificial. Assim, o sensor de movimentos consegue captar dados e os algoritmos de IA podem fazer um processamento mais rápido.

Chega de jogos: o novo Kinect é feito para IA

A Microsoft fez uma parceria com a startup de saúde Ocuvera que ajuda e mostrar como a tecnologia funciona. Utilizando diversos sensores Azure Kinect trabalhando juntos, a companhia monta um ambiente 3D baseado em quartos de hospital. Com os dados obtidos pelos periféricos, o algoritmo de IA desenvolvido pela empresa calcula as chances do paciente sofrer um acidente em tempo real e, caso algum perigo seja registrado, um funcionário é chamado para evitá-lo antes que aconteça.

O Azure Kinect DK já está em pré-venda lá nos Estados Unidos por US$ 399, cerca de R$ 1.487 em conversão direta. A chegada do produto no mercado chinês também já foi confirmada, mas ainda não temos informações sobre o lançamento no Brasil.

Via: The Verge
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.