Nova geração LPDDR5 de memórias para smartphones é anunciada oficialmente
Créditos: mobiForge

Nova geração LPDDR5 de memórias para smartphones é anunciada oficialmente

Tecnologia promete até o dobro de velocidade e mais eficiência energética

Os componentes de memória RAM para smartphones e outros dispositivos móveis vão ficar bem mais rápidos e eficientes em breve. O grupo JEDEC, uma associação de empresas de tecnologia de memórias que trabalha na padronização desses componentes, anunciou oficialmente a nova geração LPDDR5 (Low Power Double Data Rate 5) das memórias. 

Atualmente usamos a tecnologia LPDDR4 nos componentes de memória mobile. Esses componentes alcançam velocidades de até 3.200 Mbps na transferência de dados. A promessa da nova geração anunciada nessa semana é de dobrar essa velocidade, saltando para os 6.400 Mbps, proporcionando uma performance bem melhor.

As memórias LPDDR5 também prometem melhor eficiência energética, para ajudar a economizar a bateria do dispositivo. São destacados dois recursos: Data Copy e Write-X. O Data Copy permite copiar dados de um pino I/O para outro sem ter que transferir informações para o restante, enquanto a função Write-X elimina a necessidade de receber dados do processador para a memória enquanto os dados são transferidos. O pessoal do JEDEC afirma que esses recursos vão impactar significativamente na economia de bateria.

O JEDEC não chegou a divulgar uma janela de tempo de sua expectativa para começarem a aparecer no mercado os primeiros dispositivos usando os novos componentes.

Via: GSMArena Fonte: JEDEC
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.