Programador cria site capaz de gerar rostos aleatórios usando inteligência artificial
Créditos: Future of Life Institute

Programador cria site capaz de gerar rostos aleatórios usando inteligência artificial

O resultado é assustadoramente realista e aquece debate sobre ética em IA

Se você acessar o site ThisPersonDoesNotExist.com a única coisa que vai ver é uma foto aparentemente normal de uma pessoa aleatória. Mas, como explicado pelo próprio nome do site, essa pessoa que você está vendo não existe. Trata-se de uma imagem assustadoramente realista gerada por algoritmos e inteligência artificial que simplesmente criaram um rosto humano de uma pessoa que não é real.

O site foi criado por Phillip Wang, um programador que usou uma rede da Nvidia e um grande catálogo de fotos para fazer sua experiência tecnológica. A rede usa diversos algoritmos que se comunicam entre si buscando o melhor resultado possível, usando as informações obtidas pelas fotografias para gerar um rosto humano que faça sentido.

A cada vez que você atualiza o site, é gerado um rosto novo. Os resultados são variados e nem sempre tão perfeitos, como mostrado no exemplo abaixo do Engadget, em que os olhos das pessoas parecem manchados. Mas, em testes de agora, na maioria das vezes o resultado é quase indistinguível da realidade.

04/12/2018 às 10:05
Notícia

Cidades viram ambientes em realidade virtual graças a tecnolo...

A novidade tem como base uma inteligência artificial

Wang afirmou que criou esse site não para mostrar um grande feito tecnológico, já que o site não usa nenhuma técnica que não existisse antes para funcionar, mas sim para conscientizar as pessoas da habilidade que a IA já tem de manipular imagens. Em tempos de fake news com uma tecnologia de desenvolvimento acelerado que é a inteligência artificial, o desenvolvedor quer promover discussões sobre a ética na criação desse tipo de técnica que mostra muito facilmente seu potencial de causar problemas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Engadget
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Vem aí as Smart TVs 4K baratinhas da Amazon! O que esperar? Fire TV OS + Prime Video + Alexa

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.