A Xiaomi não chegou ainda a fazer um anúncio oficial de que seu próximo smartphone high-end vai realmente ser o Mi 9 e que o aparelho vai ter uma segunda versão mais potente, o Mi 9 Explorer Edition, assim como aconteceu com o Mi 8 no ano passado. Vazamentos e especulações já apontavam para um lançamento assim, mas agora tivemos a confirmação de um dos executivos da empresa. Wang Chuan, co-fundador da Xiaomi, afirmou em sua conta da Weibo, a maior rede social da China, que está usando o Mi 9 Explorer Edition já há algum tempo e que o aparelho é o "smartphone mais poderoso do mundo".
Chuan é o mesmo executivo que já confirmou a presença do conjunto quádruplo de câmeras no Mi 9, e em seu post do momento afirmou que a Explorer Edition do smartphone também vai vir com as quatro câmeras. Ele disse também, no entanto, que essa versão do smartphone ainda reserva algumas surpresas para os fãs. O Mi 8 Explorer Edition foi um tanto diferente do Mi 8 Tradicional, vindo com uma traseira transparente mostrando componentes "de enfeite" e o sensor digital na tela. Espera-se que neste ano também tenhamos diferenças perceptíveis entre os aparelhos.
Análise: Xiaomi Mi 8
Excelente câmera e performance compensam o design copiado do iPhone X
Não tivemos ainda muitos vazamentos sobre as especificações técnicas do aparelho, mas se espera que ele venha com as características mais avançadas do momento, obviamente. Isso incluiria um Snapdragon 855, o atual processador mais poderoso da Qualcomm para dispositivos Android. Saberemos mais em breve, já que a Xiaomi deve fazer o lançamento dos aparelhos durante a MWC 2019, no dia 20 de fevereiro.