Versões falsas dos apps de CNH Digital e IPVA 2019 infectam 17 mil smartphones
Créditos: Diário do Sudeste

Versões falsas dos apps de CNH Digital e IPVA 2019 infectam 17 mil smartphones

Cibercriminosos distribuem programas maliciosos através da própria Google Play Store

A empresa multinacional de cibersegurança, Kaspersky Lab, divulgou uma nova pesquisa que aponta que aplicativos falsos maliciosos de CNH Digital e IPVA 2019 já infectaram mais de 17.000 smartphones com sistema operacional Android.

20/12/2018 às 15:45
Notícia

Agora é possível gerar CNH digital sem ir ao Detran ou ter ce...

Ministério das Cidades confirmou que agora verificação pode ser feita com reconhecimento facial

Algo que acaba facilitando a ação dos cibercriminosos é a falta de critérios da Google Play Store, que hoje abriga ao menos 3 cópias infectadas do aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e 2 do IPVA.

Site oficial: CNH Digital

Mais do que isso, os aplicativos aparecem como se tivessem sido publicados pelo Ministério da Tecnologia – que na verdade se chama Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Apesar disso, eles não oferecem nenhuma função real, apenas explicando como obter a CNH Digital usando o aplicativo oficial ou como pagar o IPVA usando os sites reais dos Detrans estaduais.

Site oficial: Consulta de débitos vinculados ao veículo - Detran/SP

 

“Cibercriminosos brasileiros escolheram um tema de interesse público: a adoção da carteira de motorista digital para ganharem dinheiro de forma ilícita e distribuir aplicativos falsos e sem utilidade. Um adware consome banda de internet, bateria, além de dar para o dono da versão fraudulenta o direito de executar scripts no aparelho do usuário, que poderão inclusive minerar criptomoedas”,.
- Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab

Continua após a publicidade
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.