Elon Musk relembra em seu Twitter que as patentes da Tesla são abertas para todos

Elon Musk relembra em seu Twitter que as patentes da Tesla são abertas para todos

O CEO fez uma publicação dizendo que "todas as nossas patentes pertencem a vocês"

Elon Musk, CEO da Tesla, relembrou em seu Twitter que todas as patentes da empresa de carros elétricos são abertas. Isso significa que todos os desenvolvedores que tenham a intenção de construir carros elétricos próprios, ou para revender, podem usar das linhas de código que são disponíveis pela companhia.

O anúncio aconteceu logo após um engenheiro chinês ser detido por roubar os códigos base do carro autônomo da Apple. Musk publicou em seu Twitter dizendo que "todos os nossos códigos pertencem a vocês", que é o título de uma publicação feita por ele mesmo em 2014 no blog da Tesla.

Ele explica nessa publicação que todas as patentes foram removidas em prol do movimento dos códigos abertos e também "para o avanço da tecnologia de veículos elétricos". Afirmando que a Tesla não irá conseguir diminuir o impacto ambiental de todos os carros construídos no mundo se trabalhar sozinha. 

"Quando comecei com a minha primeira empresa, a Zip2, achei que as patentes eram uma coisa boa e trabalhei muito para obtê-las. E talvez eles estivessem bons há muito tempo, mas com muita frequência atualmente servem apenas para sufocar o progresso, consolidar as posições de corporações gigantescas e enriquecer os profissionais da área jurídica, em vez dos inventores reais." - Elon Musk.  

Ele fala ainda que as patentes continuaram a ser criadas para que as grandes empresas automobilísticas não roubassem a tecnologia e se promovessem com o que foi desenvolvido pela Tesla. Essa crença da empresa nunca se concretizou, isso porque em 2014 o número de fabricantes que investia em carros elétricos era menos de 1%, com o decorrer dos anos esse valor parece não aumentar significativamente.

Musk critica as atitudes de continuar usando uma tecnologia prejudicial ao planeta para continuar alimentando as indústrias de petróleo e combustíveis. O objetivo de abrir os códigos foi justamente que outros engenheiros pudessem ter acesso a informação e contribuíssem para que a fabricação de carros elétricos com menos emissões de poluentes, aumentasse.

Via: gizmochina Fonte: Tesla
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.