Desafio de 10 anos de Facebook e Instagram pode trazer riscos à sua privacidade
Créditos: Getty Images

Desafio de 10 anos de Facebook e Instagram pode trazer riscos à sua privacidade

Especialistas apontam que meme pode ser usado para mineração de dados de reconhecimento facial

O meme do "desafio dos 10 anos" – onde os usuários postam foto de uma década atrás e a comparam com uma recente – pode não ser tão inocente quanto você imagina. De acordo com especialistas em segurança digital, a brincadeira poderia ser usada pelas redes sociais onde está se espalhando (principalmente Instagram e Facebook) para minerar dados de reconhecimento facial.

09/01/2019 às 13:15
Notícia

Golpe do material escolar de graça no WhatsApp atinge mais de...

Criminosos também estão utilizando o Messenger do Facebook para disseminar o golpe

A professora da Universidade de Nova York, Amy Webb, disse em entrevista à CBS News que esse desafio seria uma oportunidade perfeita para a empresa de Mark Zuckerberg treinar seus sistemas de aprendizado de máquina. Usando inteligência artificial, as equipes de Facebook e Instagram poderiam aprimorar o seu reconhecimento de pequenas mudanças nos rostos das pessoas ao longo dos anos.

A preocupação com a segurança do meme começou há 2 dias, quando a autora Kate O'Neill publicou uma coluna na Wired sobre os problemas de segurança trazidos pelo desafio. Ela defendeu que os usuários precisam ser cuidadosos e estar cientes dos dados que eles geram nas redes sociais e como eles podem ser usados em grande escala.

Segundo O'Neill, as consequências de um algoritmo do tipo podem até ser mesmo bastante positivas, como ajudar a encontrar crianças perdidas. Por outro lado, essa tecnologia pode ser usada para aplicações eticamente bastante duvidosas, como negar seguros de saúde para pessoas que parecem envelhecer mais rápido ou ser usada pela polícia para limitar a liberdade de expressão. Por isso, conclui a autora, é muito importante demandar que as empresas tratem nossos dados com respeito. Mas também é fundamental que nós tratemos nossas informações com esse mesmo respeito.

Via: Wired, CBS News
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.