A fabricante de hardware e smartphones Samsung anunciou seus planos para iniciar a produção em massa de processadores em litografia de 3nm até o ano de 2021. Isso marcaria um enorme avanço para a indústria de dispositivos móveis, que hoje utiliza processos de 7nm.
Veja o que esperar da linha Samsung Galaxy S10 depois de tant...
Informações mais consolidadas apontam para três aparelhos com design Infinity-O
A nova técnica de produção deverá resultar em smartphones mais poderosos e com maior eficiência energética – ou seja, capazes de executar mais ações com a mesma quantidade de energia (ou bateria).
A Samsung está nos estágios finais de desenvolvimento de uma tecnologia conhecida como Gate-All-Around field-effect transistors (Gaafet). A promessa é de que esse novo tipo de design vá conseguir superar os problemas da técnica atual, conhecida como FinFET.
Ou seja, a Gaafet permitirá criar processadores que maior variedade de tamanhos físicos e com diferentes tensões de alimentação energética.
Além disso, a Samsung também confirmou que está muito próxima de começar a produzir um novo tipo de chips em 7nm, conhecidos como EUV (Extreme ultraviolet lithography). Com ela, será possível fazer chips ainda mais densos, permitindo melhor aproveitamento do silício – uma tecnologia que já está muito próxima do seu limite de encolhimento.
Via: Toms Hardware