Wikipedia fecha parceria com Google Tradutor para traduzir o conteúdo em 121 línguas

Wikipedia fecha parceria com Google Tradutor para traduzir o conteúdo em 121 línguas

A ferramenta de tradução do próprio site já foi usada quase 400 mil vezes em quatro anos

A Wikipedia, um dos maiores sites de conteúdo variado, firmou parceria com o Google Tradutor para ampliar os idiomas atendidos. Atualmente o próprio Wikipedia tem seu método de tradução, que alcança 106 idiomas e é revisado por pessoas humanas.

Com o Google Tradutor o site vai conseguir expandir para mais 15 idiomas em um curto período de tempo, expandindo ainda mais o conteúdo presente no site. Atualmente a Wikipedia atende 300 línguas, o objetivo é que consiga atender pelo menos todos os já existentes, num período futuro a expansão pode ser ainda maior.

A Wikipedia publicou que tem interesse em atender o público em geral, e não ficar presa em línguas mais populares. Afirmou também que deseja considerar todos os públicos para levar conteúdo para o maior número possível de pessoas.

"Considere a língua árabe. Com mais de 420 milhões de falantes, é uma das línguas mais faladas no mundo. No entanto, apenas 3% do conteúdo da internet hoje está disponível em árabe. Ou considere o Zulu, com mais de 12 milhões de falantes - mas apenas cerca de 1.100 artigos da Wikipédia."

A ferramenta de tradução já presente no Wikipedia há quatro anos foi usada quase 400 mil vezes. As traduções vão ser disponibilizadas por uma licença gratuita. Caso queira colaborar ou esclarecer alguma dúvida sobre o funcionamento das traduções que serão disponibilizadas, você pode entrar em contato com este link.

Fonte: Wikimedia
User img

Ana Luiza Pedroso

Assistente do Google agora pode ser intérprete e fazer traduções simultâneas em conversas

Assistente do Google agora pode ser intérprete e fazer traduções simultâneas em conversas

O recurso que foi apresentado durante a CES 2019 ainda apresenta alguns erros na tradução