Ford anuncia lançamento de carros com tecnologia C-V2X para 2022

Ford anuncia lançamento de carros com tecnologia C-V2X para 2022

Tecnologia permite "ouvir" e "conversar" com outros carros, pedestres e infraestrutura de trânsito

07/01/2019 às 23:23
Notícia

Tecnologia de comunicação entre veículos C-V2X será implement...

Em parceria com a Qualcomm, cidade dos EUA será pioneira com nova tecnologia para carros autônomos

A Ford anunciou na CES que todos os veículos produzidos nos Estados Unidos a partir de 2022 serão equipados com a tecnologia de comunicação C-V2X. Ela é uma tecnologia sem fio que permite aos veículos "ouvir" e "conversar" uns com os outros, com pedestres e com a infraestrutura de trânsito para transmitir informações de segurança e ajudar a criar um sistema de transporte inteligente e conectado

Essa tecnologia foi planejada para operar com a rede 5G, que está avançando rapidamente pelo mundo. Ela permite a comunicação direta entre os dispositivos conectados - ou seja, o sinal não precisa viajar primeiro para uma torre de celular. Ela também completa outros sistemas de assistência ao motorista, como sensores de radar e câmera.

A comunicação C-V2X com a infraestrutura urbana permitirá que o motorista receba informações para rodar com mais liberdade e segurança. Um semáforo, por exemplo, pode alertar quando vai ficar verde ou vermelho e se o motorista corre o risco de passar no sinal fechado.

“Essa tecnologia faz parte da nossa visão de fornecer veículos mais inteligentes em um mundo mais inteligente – um mundo em que tecnologias conectadas também podem ajudar empresas a fornecer serviços sob demanda ao longo de sua rota e ajudar as cidades a migrar para novos ecossistemas, como ruas sem sinais de trânsito”, diz Don Butler, diretor executivo de Veículos Conectados da Ford.

12/07/2018 às 16:38
Notícia

Qualcomm demonstra comunicação entre carros conectados usando...

A tecnologia promete conectar veículos e o ambiente ao seu redor

Continua após a publicidade

Usando um chip avançado de computador, o veículo compartilha seus dados em tempo real e recebe informações que permitem “ver” nas curvas e identificar objetos que estão fora do alcance dos seus sensores LiDAR, sistema que cria uma visão tridimensional que permite aos veículos autônomos se localizar no ambiente e detectar outros veículos, pedestres, ciclistas e câmeras. O sistema permite também enviar alertas atualizados de obras, engarrafamentos e acidentes, dando ao motorista a opção de escolher outro caminho.

“Essa tecnologia só atingirá todo o seu potencial se muitos veículos e a infraestrutura viária a utilizarem. É por isso que estamos convidando outras montadoras, operadores de infraestrutura e rodovias, bem como agências governamentais, a trabalhar conosco para acelerar o avanço da C-V2X”, destaca Don Butler.

Para expandir o ecossistema de mobilidade, a Ford está investindo também na oferta de serviços inovadores como o GoRide, que transporta pessoas a consultas médicas, e alternativas como as scooters elétricas Spin – empresa adquirida em 2018 pela divisão Ford Smart Mobility.

Esse anúncio da Ford ocorreu exatamente um ano depois de a marca firmar um acordo com a Qualcomm para o desenvolvimento da tecnologia C-V2X.

User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Conheça o Luna! O novo serviço de STREAMING de JOGOS da Amazon

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.