A Google se tornou alvo de uma ação civil do Ministério Público de São Paulo, que busca que a empresa delete de sua plataforma de vídeos publicações de YouTubers mirins que possam ser interpretadas como propagandas de brinquedos.
A maioria dos conteúdos envolvem crianças abrindo pacotes de brinquedos, em gravações no estilo unboxing. Um deles, por exemplo, mostra a abertura da coleção de bonecas LOL da Candide.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o novo processo tem sua inspiração em outro movido contra a Mattel. Em junho de 2018, o Procon determinou o pagamento de uma multa de R$ 407.000 contra a fabricante de brinquedos por propaganda abusiva para um público infantil.
Segundo o Estado de Minas, o vídeo tinha sido publicado pela YouTuber mirim Julia Silva e envolvia uma promoção com uma boneca de Monster High. Na ação, ela dava incentivos para seguidores do canal cumprirem desafios. Quem se saísse melhor, ganharia bonecas de Monster High e um encontro com a YouTuber.
“Diante do abuso propiciado pela publicidade indireta por meio da ação de youtubers mirins, a plataforma Youtube, que não é destinada a menores de 18 anos, mantém-se inerte em relação às comunicações mercadológicas abusivas praticadas em face do público infanto-juvenil, deixando diversas crianças e adolescentes expostas a estratégias abusivas de venda ao não adequar suas políticas de uso”
- Texto da ação movida pelo Ministério Público de São Paulo
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Estado de Minas, Folha de S. Paulo 1, Folha de S. Paulo 2