Drones causaram o caos para milhares de viajantes no aeroporto de Gatwick, segundo aeroporto mais movimentado de Londres. Funcionários disseram que 110 mil passageiros e 760 voos estariam agendados hoje, mas nenhum deles pode decolar ou pousar por causa das inferências de drones que vem ocorrendo.
110 mil passageiros e 760 voos estariam agendados para hoje, mas nenhum desses vôos pode decolar ou pousar.
Os primeiros atrasos aconteceram ontem à noite. As operações normais de voo foram retomadas por volta das 3h da manhã, para serem interrompidas novamente uma hora depois, quando um drone foi visto novamente.
O chefe de operações do aeroporto de Gatwick, Chris Woodroofe, disse à BBC News que dois drones foram vistos voando sobre a cerca do perímetro e onde a pista opera. Ele chamou as ações de "irresponsáveis" e disse que pode levar dias para o aeroporto retomar as operações normais durante o período mais movimentado do ano.
Segundo a polícia de Sussex, não há sinais de que o incidente esteja relacionado ao terrorismo. No entanto, a atividade é rotulada como suspeita. Justin Burtenshaw, o oficial encarregado da investigação, disse:
“Ainda estamos avistando o drone em torno do campo de pouso. Cada vez que acreditamos nos aproximar do operador, o drone desaparece e quando olhamos para reabrir o campo, o drone reaparece, então estou absolutamente convencido de que é um ato deliberado para atrapalhar o aeroporto de Gatwick.”
De acordo com Woodroofe, 20 unidades policiais de duas forças estavam caçando o piloto.
O aeroporto de Gatwick permanece fechado por enquanto. Muitos vôos foram encaminhados para aeroportos próximos, como Heathrow, Luton, Birmingham e Manchester, mas também para Amsterdã e Paris. Um novo drone foi visto nas últimas horas e, segundo Woodroofe disse à BBC, os voos só serão retomados "quando for seguro".
Drones podem ser usados para o bem de muitas maneiras diferentes e muitas vidas foram salvas com a ajuda deles. No entanto, os drones também têm sido motivo de grandes preocupações para muitos pilotos de aeronaves, tripulantes, aeroportos e oficiais de segurança em todo o mundo.
Colocar a segurança de uma aeronave em perigo com um drone pode resultar em cinco anos de prisão.
Segundo o código que legisla a utilização de drones, voos acima de 120m de altura ou dentro de 1km de um aeroporto ou limite de campo de pouso são contra a lei. Se o drone colocar a segurança de uma aeronave em perigo, é considerado ofensa criminal e a pessoa pode ir para a prisão por cinco anos.
Você pode conferir o Drone Code na íntegra e as orientações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) no Brasil nos links.
Fonte: DroneDj.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.