Projeto de alunos brasileiros do ensino médio vai voar num foguete da Space X para a EEI
Créditos: Missão Garatéa

Projeto de alunos brasileiros do ensino médio vai voar num foguete da Space X para a EEI

Concurso da Missão Garatéa vai levar projeto de filtragem de água para ser testado no espaço

Estudantes do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do campus de Xanxerê, criaram um projeto de filtro de água que será testado na Estação Espacial Internacional (EEI) no ano que vem. A oportunidade veio de uma vitória no concurso Garatéa-ISS, organizado pela Missão Garatéa em parceria com a EEI, cuja sigla é ISS em inglês.

Site oficial

O concurso contou com mais de 4.000 participantes de 175 escolas diferentes no Brasil. O projeto vencedor se chama Capilaridade vs Gravidade no processe de filtração. Os estudantes responsáveis são Isabela Dalmolin, Renata Müller, Ricardo Cenci e Roberta Moreira. A ideia deles é usar uma mecânica como a do filtro de barro, que tem o carvão ativado como o principal componente de filtração, no espaço. Mas o filtro de barro, tradicional do Brasil e considerado entre os melhores do mundo, precisa de gravidade para funcionar. A ideia do projeto dos estudantes vencedores então é usar o princípio da capilaridade para levar o filtro para o espaço, onde não há gravidade.

A capilaridade é o que chamamos o comportamento da água de "tentar" ocupar um espaço preenchendo-o. É o que faz o líquido do canudo ficar mais alto que o restante do copo quando se está tomando algo.

O experimento dos estudantes vai voar a bordo de um foguete da SpaceX tripulado com astronautas da NASA para a EEI entre abril e maio de 2019, acompanhado dos projetos de diversos outros vencedores de concursos nos Estados Unidos e Canadá. 

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.