Diretora financeira da Huawei é presa no Canadá a mando dos Estados Unidos
Créditos: Android Headlines

Diretora financeira da Huawei é presa no Canadá a mando dos Estados Unidos

Governo chinês pediu explicações sobre o ocorrido

A guerra comercial entre Estados Unidos e China está em meio à uma trégua de 90 dias, mas acontecimentos recentes podem acabar elevando as tensões comerciais entre os países. Meng Wanzhou, diretora financeira e filha do fundador da Huawei, foi presa recentemente no Canadá a mando do governo de Donald Trump.

De acordo com as informações da Reuters, a executiva foi detida por causa de "violação de sanções norte-americanas" e pode ser extraditada para os Estados Unidos. O governo canadense relatou que a prisão aconteceu no dia 1° de dezembro e uma audiência deve ser realizada nesta sexta-feira.

Apesar da falta de clareza, a prisão pode ter sido realizada porque a Huawei já fez negociações com o governo do Irã enquanto utiliza tecnologia de empresas dos Estados Unidos em seus smartphones. Ainda este ano, o país quase fez a ZTE sair do mercado mobile por causa das mesmas suspeitas. 

O ministério de Relações Exteriores da China lançou um comunicado pedindo explicações do ocorrido. "Exigimos às duas partes que nos esclareçam o mais rapidamente possível o motivo da detenção".

A prisão de Meng Wanzhou acontece após um ano cheio de resistência dos Estados Unidos contra a Huawei. A fabricante já é a segunda maior do mundo e recentemente superou a Apple em número de aparelhos vendidos. Ainda assim, a companhia sofre constantes boicotes ao tentar entrar no mercado estadunidense.

Via: Anandtech, Reuters
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.