A guerra comercial entre Estados Unidos e China está em meio à uma trégua de 90 dias, mas acontecimentos recentes podem acabar elevando as tensões comerciais entre os países. Meng Wanzhou, diretora financeira e filha do fundador da Huawei, foi presa recentemente no Canadá a mando do governo de Donald Trump.
De acordo com as informações da Reuters, a executiva foi detida por causa de "violação de sanções norte-americanas" e pode ser extraditada para os Estados Unidos. O governo canadense relatou que a prisão aconteceu no dia 1° de dezembro e uma audiência deve ser realizada nesta sexta-feira.
Apesar da falta de clareza, a prisão pode ter sido realizada porque a Huawei já fez negociações com o governo do Irã enquanto utiliza tecnologia de empresas dos Estados Unidos em seus smartphones. Ainda este ano, o país quase fez a ZTE sair do mercado mobile por causa das mesmas suspeitas.
O ministério de Relações Exteriores da China lançou um comunicado pedindo explicações do ocorrido. "Exigimos às duas partes que nos esclareçam o mais rapidamente possível o motivo da detenção".
A prisão de Meng Wanzhou acontece após um ano cheio de resistência dos Estados Unidos contra a Huawei. A fabricante já é a segunda maior do mundo e recentemente superou a Apple em número de aparelhos vendidos. Ainda assim, a companhia sofre constantes boicotes ao tentar entrar no mercado estadunidense.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Anandtech, Reuters