Seagate está produzindo o primeiro HDD comercial de 16TB, que deve chegar em 2019

Seagate está produzindo o primeiro HDD comercial de 16TB, que deve chegar em 2019

A unidade de armazenamento utiliza a tecnologia HAMR

Enquanto os SSDs surpreendem pela alta velocidade, os HDDs prometem ganhar o público nos próximos anos com o custo-benefício quando o assunto é capacidade. Em seu blog, a Seagate, uma das líderes do mercado de armazenamento, revelou que deve lançar seu primeiro disco rígido trazendo 16TB de capacidade em 2019.

A empresa já está realizando testes internos com o novo produto da linha Exos, que mantém o mesmo formato de 3,5'' utilizado em HDDs atuais, mas com uma capacidade acima da média. Segundo a empresa, o novo dispositivo chegará ao mercado com foco empresarial, mas abre portas para a criação de unidades de armazenamento de alta capacidade para o consumidor comum.

A Seagate consegue alcançar toda essa capacidade sem alterar o tamanho do dispositivo de armazenamento graças a tecnologia HAMR (heat-assisted magnetic recording - gravação magnética ajudada por calor). A novidade torna os bits menores, o que garante mais densidade na hora de salvar dados e, consequentemente, ocupa menos espaço. 

06/11/2018 às 11:10
Notícia

Seagate prevê chegada de HDDs de 100TB no mercado em 2025

Empresa também está trabalhando para tornar os discos rígidos mais rápidos

De acordo com a fabricante, a tecnologia já está estável e o novo produto está seguindo os padrões do mercado. Com isso, o novo HDD continua sendo plug-and-play e pode ser instalado como outro dispositivo de armazenamento convencional.

Para o ano que vem, possivelmente ainda teremos mais novidades animadoras sobre os HDDs, uma vez que Seagate pretende lançar dispositivos de armazenamento com até 20TB de capacidade em 2020.

Via: Seagate
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.