13 jogos na Google Play com mais de 500 mil downloads são malwares; veja quais são:

13 jogos na Google Play com mais de 500 mil downloads são malwares; veja quais são:

Os apps são todos jogos com veículos, dois deles chegaram a ficar nas tendências da Loja

Foram registrados 13 apps de jogos na Google Play que são Malwares. Os games são todos de um mesmo desenvolvedor, Luiz Pinto, e o número de downloads dos aplicativos somados já ultrapassam 500 mil

Os jogos são:
Truck Cargo Simulator;
Extreme Car driving simulator;
City Traffic Moto Run;
Moto Cross Extreme;
Hyper Car Driving;
Extreme car driving;
Firefighter Fire Truck;
Car Driving Simulator;
Extreme Sport Car;
SUV 4X4 Driving Simulator;
Luxury Car Parking;
Luxury Car SUV;
SUV City Climb Parking.

Os 13 jogos são todos de carros, ou motos, e dois deles chegaram a ficar em destaque, na parte "tendências" da Google Play. Depois de instalar o app, o jogo não funciona, quando o usuário abre ele retorna para a página inicial e depois apaga o ícone de download. 

Quem descobriu isso foi Lucas Stefanko, um especialista em segurança que trabalha na empresa Eset, que publicou em seu Twitter a falha de segurança da loja. Em seu tweet ele pede para os usuários reportarem esse jogo, para que eles saiam do ar o mais cedo possível.

Depois dessa denúncia um porta voz da Google, Scott Westover, confirmou que os aplicativos "violam nossas políticas e estão sendo removidos da Play Store".

Esses malwares podem ter acesso a informações do smartphone, mas a suspeita é de que o objetivo dos programas é clicar em anúncios automaticamente, para render lucro para o desenvolvedor.

Continua após a publicidade

Caso você tenha alguns desses aplicativos instalados vá até: configurações, aplicativos, ache o app, clique nele e depois vá em desinstalar. Caso não encontre, você também pode usar um antivírus.

A Google já removeu o desenvolvedor da sua loja, mas se algum App já estiver em seu smartphone, você deve desinstalá-lo manualmente.

Via: Forbes
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

DICA: Veja como formatar o WINDOWS 10 sem PEN DRIVE [FÁCIL]

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.