Próximo chipset topo de linha da Qualcomm, Snapdragon 8150 deve chegar em dezembro
Créditos: Qualcomm / Divulgação

Próximo chipset topo de linha da Qualcomm, Snapdragon 8150 deve chegar em dezembro

Peça de hardware deve ser a primeira da empresa a migrar para processo que já é usado por Huawei e Apple

A Qualcomm deverá apresentar ao mundo o seu próximo chipset topo de linha, Snapdragon 8150, em breve, no dia 4 de dezembro. Espera-se que essa seja a peça de hardware responsável por impulsionar a maioria dos principais smartphones Android topo de linha de 2019.

21/11/2018 às 13:02
Notícia

Snapdragon 8150 aparece em benchmark de IA batendo concorrent...

O próximo processador da Qualcomm pode ser apresentado em breve

Esse deverá ser o primeiro System-on-a-chip (SoC) da companhia a ser fabricado num processo de produção de 7nm. Caso se confirme, isso naturalmente significa que ele terá maior eficiência energética e menor propensão a aquecimento que seu antecessor.

A Qualcomm vai chegar atrasada nesse mercado, já que tanto a Huawei (Mate 20 Pro, Mate 20 e Mate 20X) quanto a Apple (iPhone XS, iPhone XS Max e iPhone XR) já lançaram smartphones com CPUs fabricadas em 7nm.

Por outro lado, a expectativa é de que o Snapdragon 8150 vai ser o primeiro chipset do planeta a trazer suporte embutido para internet 5G, se preparando para a esperada adoção em massa da tecnologia em 2020 e nos anos seguintes.

 

 {image}

Num aspecto uma pouco mais técnico, o novo chipset da Qualcomm deverá usar um sistema de 3 clusters de CPU, da mesma maneira que faz o Kirin 980 da Huawei. Isso basicamente significa que um deles é pensado para alto desempenho, outro para tarefas de exigência intermediária e o último para processos mais leves. Ele ainda deverá ter 8 núcleos como seus antecessores.

Vale lembrar que o chipset (ou SoC) é a peça responsável por todo o processamento lógico e gráfico de um dispositivo móvel como um smartphone. Ele também inclui componentes como memória RAM, armazenamento interno e até o modem responsável por conectar seu aparelho na Wi-Fi ou na internet móvel 4G.

Continua após a publicidade
Via: Gizmo China
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.