Hospedagem SSD: Entenda mais sobre esse tipo de tecnologia

Hospedagem SSD: Entenda mais sobre esse tipo de tecnologia

PUBLIEDITORIAL

O serviço de hospedagem de site é um dos aspectos essenciais para que qualquer projeto online obtenha êxito, pois uma boa hospedagem traz recursos vantajosos para o seu site ou blog. Entre eles estão mais segurança, suporte técnico, velocidade para abrir páginas, enfim, tudo o que o seu projeto precisa para se destacar na web.

E quando o assunto é hospedagem de sites, empresas como a Hostinger oferecem serviços que conseguem aliar preços acessíveis com uma boa tecnologia.

Uma dessas tecnologias está relacionada com a capacidade de armazenamento de dados. De uma forma geral, os servidores usam o disco rígido para armazenamento.

Porém, atualmente já há a possibilidade de usar nos servidores uma tecnologia mais vantajosa, que é a SSD.

Compreenda a diferença entre HDD e SSD

Para entender como funciona uma hospedagem SSD, é importante também ter uma breve noção a respeito de como é o funcionamento do HDD, também conhecido como Hard Disk Drive, ou simplesmente, Disco Rígido.

Além disso, eles apresentam em sua estrutura um braço mecânico, bem como um ou até mais discos giratórios. Esses discos giratórios são compostos por uma camada magnética.

É nessa camada magnética que são efetuadas as gravações das informações.

Além disso, na extremidade do braço mecânico está localizado um sensor eletromagnético. É esse sensor que realiza a leitura e a gravação dos dados no disco.

Quando o disco efetua um giro, o leitor magnético precisará estar posicionado no lugar exato onde será realizada a gravação das informações.

O HDD apresenta alguns benefícios, no entanto, uma das desvantagens é a lentidão que pode aparecer durante a leitura dos dados armazenados. 

Isso ocorre pelo fato de que o processo de gravação de dados é realizado em alguns setores específicos do disco magnético. 

Por causa dessa arquitetura um único arquivo pode ser gravado em setores espalhadas pelo HD, ficando localizado longe um dos outros.

A alternativa viável para sanar esse tipo de problema é realizar, de tempos em tempos, o processo de desfragmentação do disco rígido. 

Por outro lado, alguns anos depois surgiu a tecnologia SSD, apresentando algumas vantagens quando comparada com a tecnologia HDD.

A sigla SSD faz referência ao termo Solid State Drive, que ao ser traduzido para o português quer dizer Unidade de Estado Sólido. A função dessa tecnologia é armazenar dados. Além disso, ela pode ser encontrada tanto em PCs quanto em servidores.

É válido destacar que o SSD é um dispositivo concebido para armazenar dados de maneira permanente, com o objetivo de manter as informações intactas ainda que o computador esteja desligado.

O SSD possui uma estrutura que remete aos famosos Pen-Drives. Porém, é óbvio, as suas capacidades de armazenar informações são maiores.

O Solid State Drive não apresenta partes móveis e as informações são registradas e acessadas em um circuito eletrônico.

O SSD é bastante superior em relação ao HDD e apresenta uma série de vantagens que o tornam importante para quem quer mais velocidade e segurança.

De uma maneira geral, é mais caro investir em um SSD, contudo, é um investimento que vale a pena, pois as vantagens que ele apresenta são várias. 

Velocidade

A rapidez é uma das virtudes mais evidentes do SSD. Para se ter uma ideia, o tempo de acesso de um dispositivo desses pode ser 10x mais rápido que um HD convencional.

Menor consumo

O SSD oferece menor consumo de energia e também é mais silencioso, pois não apresenta partes móveis.

Mais resistência

O HDD pode ser avariado ou perder dados diante de uma queda ou algum outro dano na sua estrutura. Já um SDD apresenta alta capacidade de resistir a quedas e a vibrações.

Além disso, por fazer uso da tecnologia Flash Disk, o dispositivo SSD apresenta uma possibilidade bem menor de ter arquivos corrompidos.
 
Para quem é indicada a hospedagem SSD

A hospedagem SSD tem como um dos seus principais atributos a velocidade. Por isso, ela é indicada para os mais variados tipos de sites, especialmente para projetos maiores, que possuem muitos dados e informações.

Nesse caso, é possível afirmar que a hospedagem SSD é uma excelente alternativa para projetos como lojas virtuais, portais de notícias e blogs com elevado índice de acesso diário.

Até mesmo sites estáticos ou blogs que não possuem elevado tráfego podem se beneficiar com uma hospedagem SSD, pois assim mostram para o seu público um comprometimento com a qualidade.

Conclusão

Ao investir em um site ou blog, é fundamental pensar nas características da hospedagem, pois dessa maneira você terá condições de apresentar um trabalho qualificado.

E quando o assunto é qualidade para o seu site, uma das alternativas é o investimento na hospedagem SSD.

Portanto, entre em contato com a Hostinger, uma empresa bem avaliada no segmento de web hosting, e descubra mais características a respeito desse tipo de serviço.

Philips estaria trabalhando em novos modelos de lâmpadas externas Hue

Philips estaria trabalhando em novos modelos de lâmpadas externas Hue

Catálogo vazado da empresa mostra opções inéditas e versões atualizadas


Ivanka Trump pode dar palestra na CES 2020, apontam documentos

Ivanka Trump pode dar palestra na CES 2020, apontam documentos

Apresentação com a empresária e designer deverá acontecer no dia 8 de janeiro


SpaceX vai levar maconha para a Estação Espacial Internacional

SpaceX vai levar maconha para a Estação Espacial Internacional

Cientistas querem estudar os efeitos da microgravidade nas plantas da espécie Cannabis


Drone Ubsan Zino 2 grava em 4K60fps, tem gimbal de 3 eixos e voa por 33 minutos custando menos de US$500

Drone Ubsan Zino 2 grava em 4K60fps, tem gimbal de 3 eixos e voa por 33 minutos custando menos de US$500

Aeronave tem bateria de 3800mAh e pode ficar até 6km de distância sem perder conexão


Vice-presidente da Oppo diz que a empresa desenvolverá seus próprios chips

Vice-presidente da Oppo diz que a empresa desenvolverá seus próprios chips

Empresa registrou a marca “OPPO M1” em novembro deste ano.