Conheça o HyperSurfaces, projeto que transforma qualquer superfície num objeto interativo
Créditos: HyperSurfaces

Conheça o HyperSurfaces, projeto que transforma qualquer superfície num objeto interativo

Usando inteligência artificial e sensores o HyperSurfaces pode revolucionar a IoT

A Internet das Coisas atualmente está "presa" a dispositivos eletrônicos que possam se conectar à rede sem fio para se comunicar entre si. Mas um novo projeto chamado HyperSurfaces pode mudar como enxergamos a interatividade das coisas e transformar qualquer superfície, seja madeira ou plástico, numa interface interativa. Confira no vídeo abaixo:

Ainda em sua fase de protótipo, o HyperSurfaces é um dispositivo que usa sensores de vibração e técnicas avançadas de deep learning e Inteligência Artificial (IA) para interpretar o objeto onde ele está instalado e interagir conforme o uso. No vídeo de demonstração acima o dispositivo é capaz de reconhecer até mesmo quando uma revista é colocada no bolsão da porta do carro.

O projeto pode significar o fim dos botões físicos como os conhecemos, além de permitir toda uma nova gama de produtos da Internet das Coisas (IoT) que poderiam ser fabricados de quase qualquer material.

19/09/2018 às 11:08
Notícia

Qualcomm abre primeiro polo de estudo e desenvolvimento em In...

O primeiro foco de estudos do centro será em segurança pública

O CEO da empresa, Bruno Zamborlin, enxerga um mundo em que a interatividade com objetos seja feita de maneira natural e intuitiva, sem a necessidade de ficar apertando botões, teclando ou mesmo usando comandos de voz. Bastaria tocar numa determinada superfície de um jeito específico e o objeto teria a resposta que você espera. Mas ainda há um longo caminho de desenvolvimento parao  HyperSurfaces até lá.

Fonte: TechCrunch
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.