Instagram vai permitir que o usuário defina tempo de uso máximo do aplicativo

Instagram vai permitir que o usuário defina tempo de uso máximo do aplicativo

O objetivo da função é evitar excessos de tempo de uso da rede social

O Instagram é um dos aplicativos de compartilhamento de fotos mais utilizado atualmente. Com a adição dos stories ele se popularizou ainda mais. A rede social está testando a função que dá ao usuário a função de saber quanto tempo ele passa na rede social e também a possibilidade de controlar um limite de horas para passar acessando o aplicativo.

Um estudo da RSPH, Royal Society for Public Health, do Reino Unido mostrou que o uso excessivo de redes sociais está afetando a saúde psicológica das pessoas, principalmente os jovens, entre 14 e 24 anos, aumentando os casos de depressão, autoestima, distúrbios do sono e ansiedade, com os casos de "fear of missing", em português pode ser traduzido por: medo de estar perdendo algo. A principal rede apontada pelo estudo como maléfica para transtorno de autoimagem é o Instagram.

O CEO da companhia, Kevin Systrom, compartilhou a informação em seu Twitter afirmando: "Estamos construindo ferramentas que ajudarão a comunidade do Instagram a saber mais sobre o tempo que gastam conectados - qualquer hora deve ser positiva e intencional."

Com o objetivo de evitar excessos, a nova função do Instagram vai permitir que o usuário defina um limite de horas totais para passar na rede, já que muitos usuários não se dão conta quanto tempo do seu dia é consumido dentro do aplicativo. 

A nova função pode ser conferida em seu perfil, clicando no menu e acessando a função "suas atividades". Lá é possível ver quanto tempo do seu dia você investe no Instagram e também poderá definir quanto tempo do seu dia você quer investir na rede social.

O mínimo possível são 15 minutos e o máximo são 8 horas. A função não está disponível para todos os smartphones, caso não consiga acessar, provavelmente a atualização do aplicativo ainda chegou para o seu smartphone, mas deve estar disponível em breve.

Continua após a publicidade

Há aplicativos terceiros que permitem que o usuário controle quanto tempo ele está investindo em cada aplicativo, o Android Pie já vai incluir a função nas configurações dos smartphones. A preocupação do Instagram pode significar que os usuários não estão sabendo administrar quanto tempo estão gastando na rede social, ainda mais se levarmos em consideração que o tempo máximo permitido pelo app é de um terço do dia.

Restringir o tempo de uso de redes sociais pode ser benéfico a saúde, principalmente se a pessoa já apresenta sintomas de ansiedade, depressão e baixa autoestima. 30 minutos a menos já pode surtir efeito benéfico, é o que indicam as pesquisas.

Via: tnw
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.