Instagram vai permitir que o usuário defina tempo de uso máximo do aplicativo

Instagram vai permitir que o usuário defina tempo de uso máximo do aplicativo

O objetivo da função é evitar excessos de tempo de uso da rede social

O Instagram é um dos aplicativos de compartilhamento de fotos mais utilizado atualmente. Com a adição dos stories ele se popularizou ainda mais. A rede social está testando a função que dá ao usuário a função de saber quanto tempo ele passa na rede social e também a possibilidade de controlar um limite de horas para passar acessando o aplicativo.

Um estudo da RSPH, Royal Society for Public Health, do Reino Unido mostrou que o uso excessivo de redes sociais está afetando a saúde psicológica das pessoas, principalmente os jovens, entre 14 e 24 anos, aumentando os casos de depressão, autoestima, distúrbios do sono e ansiedade, com os casos de "fear of missing", em português pode ser traduzido por: medo de estar perdendo algo. A principal rede apontada pelo estudo como maléfica para transtorno de autoimagem é o Instagram.

O CEO da companhia, Kevin Systrom, compartilhou a informação em seu Twitter afirmando: "Estamos construindo ferramentas que ajudarão a comunidade do Instagram a saber mais sobre o tempo que gastam conectados - qualquer hora deve ser positiva e intencional."

Com o objetivo de evitar excessos, a nova função do Instagram vai permitir que o usuário defina um limite de horas totais para passar na rede, já que muitos usuários não se dão conta quanto tempo do seu dia é consumido dentro do aplicativo. 

A nova função pode ser conferida em seu perfil, clicando no menu e acessando a função "suas atividades". Lá é possível ver quanto tempo do seu dia você investe no Instagram e também poderá definir quanto tempo do seu dia você quer investir na rede social.

O mínimo possível são 15 minutos e o máximo são 8 horas. A função não está disponível para todos os smartphones, caso não consiga acessar, provavelmente a atualização do aplicativo ainda chegou para o seu smartphone, mas deve estar disponível em breve.

Há aplicativos terceiros que permitem que o usuário controle quanto tempo ele está investindo em cada aplicativo, o Android Pie já vai incluir a função nas configurações dos smartphones. A preocupação do Instagram pode significar que os usuários não estão sabendo administrar quanto tempo estão gastando na rede social, ainda mais se levarmos em consideração que o tempo máximo permitido pelo app é de um terço do dia.

Restringir o tempo de uso de redes sociais pode ser benéfico a saúde, principalmente se a pessoa já apresenta sintomas de ansiedade, depressão e baixa autoestima. 30 minutos a menos já pode surtir efeito benéfico, é o que indicam as pesquisas.

Via: tnw
User img

Ana Luiza Pedroso

Ana Luíza é técnica em informática formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Compõe o quadro de estagiários do Adrenaline e Mundo Conectado desde 2018, publicando notícias. Aprende muito todos os dias sobre o universo de hardware, games e tecnologia.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.

YouTube começa a testar o Shorts, novo rival do TikTok

YouTube começa a testar o Shorts, novo rival do TikTok

A novidade começou a chegar para alguns usuários do aplicativo


Facebook sofre com pico de acesso durante período de quarentena

Facebook sofre com pico de acesso durante período de quarentena

Total de mensagens cresceu 50% e número de chamadas de vídeos dobrou em alguns países


Conheça alguns apps para fazer vídeo chamadas com várias pessoas nesse artigo!

Conheça alguns apps para fazer vídeo chamadas com várias pessoas nesse artigo!

Mesmo em quarentena, é muito importante manter o contato com as pessoas que não moram com você


Instagram cria novos recursos para ajudar na quarentena do Covid-19

Instagram cria novos recursos para ajudar na quarentena do Covid-19

Rede social também está recomendando as fontes oficiais e combatendo posts de desinformação


Receba todos os conteúdos do Mundo Conectado pelo nosso grupo do Telegram!

Receba todos os conteúdos do Mundo Conectado pelo nosso grupo do Telegram!

Pra você que quer ficar conectado com todas as notícias de forma fácil e rápida