Cadeira de rodas do físico Stephen Hawking é comprada em leilão por 340,7 mil euros

Cadeira de rodas do físico Stephen Hawking é comprada em leilão por 340,7 mil euros

Valor arrecadado será destinado a associação de apoio de pessoas com doença neurodegenerativas

Nesta última quinta feira, dia 8 de novembro, aconteceu um leilão para arrecadar fundos para a associação de pessoas com doença neurodegenerativas Stephen Hawking. Pertences do físico foram vendidos pela pela internet, quem promoveu foi a casa de leilões britânica Christie's

Stephen Hawking foi um físico britânico diagnosticado, aos 21 anos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que paraliza todos os músculos do corpo. Ele perdeu o movimento dos braços e das pernas e viveu a maior parte de sua vida em uma cadeira de rodas motorizada. Apesar disso, ele é considerado um dos maiores cientistas do século, usando diversos métodos para continuar suas pesquisas e espalhar o seu trabalho.

Hawking morreu aos 76 anos, dia 14 de março de 2018, superando em mais de 50 anos a sua expectativa de vida.

O leilão tinha como principais peças a cadeira de rodas que ele usou e sua tese de doutorado. A cadeira de rodas foi arrematada pelo valor de 340,7 mil euros, convertendo para a cotação atual, é cerca de 1,4 milhão de reais. Já sua tese de doutorado, sobre as origens do universo, escrita em 1965 conseguiu obter o valor de  671.509 euros, cerca de 2,8 milhões de reais, superando em quase o triplo da expectativa.

Além desses pertences, prêmios e medalhas que o físico acumulou durante a sua vida também foram leiloadas. O valor somado arrecadado dessas peças foi de 340.790 euros.

O leilão arrecadou mais de 1,3 milhão de euros. Esse dinheiro será totalmente revertido para a instituição que leva o nome Stephen Hawking e que tem como objetivo dar apoio a pessoas que assim como o físico, sofrem com doença neurodegenerativa.

Via: Doutsche Welle
User img

Ana Luiza Pedroso

Leilões da Receita Federal oferecem Iphones, IPads, PS4 e Xbox One a partir de R$500

Leilões da Receita Federal oferecem Iphones, IPads, PS4 e Xbox One a partir de R$500

As propostas em João Pessoa, Salvador e São Paulo encerram entre hoje e amanhã