Foto mostra detalhes do Kirin 980, processador da Huawei em 7nm para smartphones
Créditos: Android Authority

Foto mostra detalhes do Kirin 980, processador da Huawei em 7nm para smartphones

"Esqueleto" do SoC revela dois pares de núcleos Cortex-A76 e GPU Mali, da ARM

O Kirin 980, processador mais recente da Huawei para seus dispositivos high-end, promete ter sido uma enorme evolução em relação a seu antecessor, o Kirin 970. Por isso, a empresa investiu bastante no desenvolvimento e divulgação de seu novo SoC (System on a Chip) em 7nm, que agora ganhou uma foto mostrando os detalhes de seu die, ou seja, seu corpo, "esqueleto". Confira abaixo:

No meio da imagem, à esquerda, vemos a parte gráfica do Kirin 980, a chamada GPU (Graphics Processing Unit). Trata-se de uma Mali G76MP10, fabricada pela ARM, uma conhecida fabricante de componentes de hardware. Essa é a primeira vez que a Huawei está trabalhando com a companhia, para garantir a performance gráfica de seu novo SoC.

Na direita temos a parte de processamento computacional, a CPU (Computer Processing Unit). Nela dá pra ver perfeitamente dois pares de núcleos Cortex-A76 (A76 x2). São dois núcleos que vão rodar em 2,6GHz e dois em 1,92GHz e eles foram separados para ser melhor otimizados em suas velocidades para executar as funções específicas de cada um.

30/10/2018 às 15:31
Notícia

Qualcomm pode adotar design do Kirin 980, da Huawei, no Snapd...

Ao que parece, a Qualcomm não ignorou os concorrentes na hora de projetar o seu novo chip

Em volta da imagem temos regiões assinaladas onde está escrito LPDDR4X x16. Esses são os controladores da memória RAM para o smartphone, que garante compatibilidade com componentes de memória com velocidade de até 2.133MHz.

E não é assinalado na imagem, mas o Kirin 980 conta também com uma unidade especial para o processamento de dados de inteligência artificial, uma unidade de processamento neural - NPU. Essa NPU conta com dois núcleos e a promessa é que ela seja duas vezes mais rápida que a presente no Kirin 970. Vale lembrar que rumores recentes apontam que o Galaxy S10 também vai vir com uma NPU dual-core, então podemos prever que essa pode se tornar uma tendência no ano que vem.

Fonte: GSMArena
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.