Golpe cibernético que utiliza nome dos Correios já atingiu mais de 450 empresas

Golpe cibernético que utiliza nome dos Correios já atingiu mais de 450 empresas

A tentativa de phishing funciona através de um e-mail enviado com links maliciosos

Um malware está sendo passado por e-mail utilizando o nome da empresa Correios, segundo a companhia especializada em segurança cibernética que descobriu o ataque, a Trend Micro, mais de 450 empresas no Brasil já receberam a mensagem. Apesar de o número de empresas não parecer tão alto, não reflete o número de pessoas que receberam individualmente e alerta para os casos de sequestro de dados como o ransonware

Os computadores capazes de ser infectados, segundo apurou o UOL, utilizam português como língua. 

Como funciona?

A pessoa recebe um e-mail como se fosse dos Correios. Nele há um trecho explicando que uma entrega foi malsucedida e dá a opção de clicar em alguns links para resolver a questão. Se o usuário clicar em algum dos links, um arquivo será baixado.

Se o arquivo não for aberto, está tudo bem, o computador não corre risco, mas caso o dono do computador abra, a máquina ficará vulnerável para a cópia de dados e será infectada. 

A Trend Micro deu algumas dicas para impedir essa e outras tentativas de phishing e disse que a melhor maneira de não cair em um desses golpes é se manter atento aos e-mail recebido.

É importante prestar atenção na forma como o e-mail é redigido, se ele tiver erros de português, algum nome estranho no remetente ou ainda em algum outro aspecto suspeito no formato da mensagem.

Fonte: Uol
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

POR QUE estão falando TANTO do ROBÔ da NASA (PERSEVERANCE) em MARTE?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.