Qualcomm pode adotar design do Kirin 980, da Huawei, no Snapdragon 855 [Rumor]
Créditos: Android Authority

Qualcomm pode adotar design do Kirin 980, da Huawei, no Snapdragon 855 [Rumor]

Ao que parece, a Qualcomm não ignorou os concorrentes na hora de projetar o seu novo chip

A Qualcomm deve lançar seu próximo chip topo de linha, supostamente chamado de Snapdragon 855, em dezembro, e a empresa teria feito melhorias no processador com base no Kirin 980, SoC de 7nm feito pela Huawei.

Segundo o jornalista Roland Quandt, a Qualcomm adotará o mesmo design do Kirin 980 no seu próximo chip topo de linha. Com isso, o processador deve chegar com quatro núcleos de processamento intermediários, dois Cores de alta performance e mais dois "Gold+", que oferecem desempenho extra.

Esse arranjo de núcleos é conhecido como "tri-cluster" e, no caso do Kirin 980, conta com quatro núcleos Cortex A55, dois Cortex A76 de 2.6GHz e mais dois Cortex A76 rodando a 1.92GHz. 

22/08/2018 às 13:59
Notícia

Qualcomm inicia testes com Snapdragon 855, feito em 7nm e com 5G

O processador vai trabalhar junto com o modem 5G Qualcomm X50

Vale ressaltar que a Huawei não é a primeira a utilizar esse design de SoC. A MediaTek, que é conhecida por seus processadores intermediários, equipou o chip deca-core Helio X30 com núcleos Cortex A73, Cortex A53 e Cortex A35.

Segundo aponta o Android Authority, o design tri-cluster pode garantir mais eficiência energética para os smartphones topo de linha equipados com o chip da Qualcomm. Os núcleos mais fracos podem cuidar de tarefas simples, sem a necessidade de Cores mais potentes entrarem em ação.

O Snapdragon 855 deve chegar com design em 7 nm, suporte para 5G e ser a plataforma de estreia do Quick Charge 5.0. A empresa ainda não comentou oficialmente sobre os rumores.

Via: Android Authority
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

A GoPro HERO9 Black chegou - praticamente PERFEITA!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.