iFixit e Motorola lançam kit de ferramentas para você mesmo reparar seu smartphone

iFixit e Motorola lançam kit de ferramentas para você mesmo reparar seu smartphone

Ação faz parte da campanha #righttorepair que ganhou força nos últimos dias

Quem já teve pelo menos um smartphone que precisou de reparo sabe o tamanho do contratempo que é ter que procurar uma assistência técnica. Pensando em facilitar a vida de seus consumidores, a Motorola está fazendo uma parceria com o iFixit, grupo técnico especializado em manutenção de smartphones muito conhecido por abrir os dispositivos e comentar as especificações dos componentes.

As duas empresas lançarão um kit de reparo que permitirá a troca da tela do celular quebrado ou uma bateria obsoleta sem que o dono precise ir até uma assistência. 

Essa é uma resposta que tem relação com a hashtag #righttorepair, que significa direito de reparo. Essa tag representa a ideia de que as empresas precisam permitir maneiras claras de as pessoas consertarem seus próprios dispositivos. 

Uma frase publicada no perfil do Twitter do iFixit resume o pensamento, ela diz: você não compra um carro novo quando a bateria dele queima ou quando os pneus ficam carecas - então por que você gastaria dinheiro em um novo smartphone quando a tela quebra?

A campanha ganhou ainda mais força quando o Gabinete Europeu do Meio Ambiente organizou uma petição online explicando que existe uma cultura de produtos tecnológicos descartáveis e que isso é desfavorável ao planeta e apenas favorável para as empresas. O órgão chegou a publicar um vídeo no Facebook e em seu canal no YouTube para explicar a campanha.

Continua após a publicidade

Se você quiser saber a iniciativa, pode conferir os links de fontes logo abaixo dessa notícia. O iFixit também fez um artigo listando 10 motivos para apoiar a campanha #righttorepair que você pode conferir no site deles.

Fonte: European Environmental Bureau, Right to Repair, iFixit
User img

Neri Neto

O universo geek faz parte do dia a dia, da vida, deste jornalista. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Neto é responsável por conteúdos diversos no Mundo Conectado. Ele adora tecnologia, cinema, games e descobriu ainda na infância que a linguagem dos vídeos seria perfeita para falar de tudo que ama. Neri também fala bastante em terceira pessoa, gosta de descontrair e está sempre nas redes sociais.

POR QUE estão falando TANTO do ROBÔ da NASA (PERSEVERANCE) em MARTE?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.