Quem já teve pelo menos um smartphone que precisou de reparo sabe o tamanho do contratempo que é ter que procurar uma assistência técnica. Pensando em facilitar a vida de seus consumidores, a Motorola está fazendo uma parceria com o iFixit, grupo técnico especializado em manutenção de smartphones muito conhecido por abrir os dispositivos e comentar as especificações dos componentes.
As duas empresas lançarão um kit de reparo que permitirá a troca da tela do celular quebrado ou uma bateria obsoleta sem que o dono precise ir até uma assistência.
Essa é uma resposta que tem relação com a hashtag #righttorepair, que significa direito de reparo. Essa tag representa a ideia de que as empresas precisam permitir maneiras claras de as pessoas consertarem seus próprios dispositivos.
Uma frase publicada no perfil do Twitter do iFixit resume o pensamento, ela diz: você não compra um carro novo quando a bateria dele queima ou quando os pneus ficam carecas - então por que você gastaria dinheiro em um novo smartphone quando a tela quebra?
A campanha ganhou ainda mais força quando o Gabinete Europeu do Meio Ambiente organizou uma petição online explicando que existe uma cultura de produtos tecnológicos descartáveis e que isso é desfavorável ao planeta e apenas favorável para as empresas. O órgão chegou a publicar um vídeo no Facebook e em seu canal no YouTube para explicar a campanha.
Se você quiser saber a iniciativa, pode conferir os links de fontes logo abaixo dessa notícia. O iFixit também fez um artigo listando 10 motivos para apoiar a campanha #righttorepair que você pode conferir no site deles.
Fonte: European Environmental Bureau, Right to Repair, iFixit