Fibra de carbono poderia transformar o corpo de carros elétricos em bateria

Fibra de carbono poderia transformar o corpo de carros elétricos em bateria

Cientistas estudam a possibilidade de transformar seu carro numa "bateria gigante"

A solução para conseguir incorporar baterias maiores em carros elétricos pode estar por fora deles, não por dentro. Cientistas da Universidade de Chalmers afirmam que fibra de carbono poderia ser fabricada de maneira a ser capaz de reter e conduzir energia, enquanto ainda se mantém levemente mais forte do que o aço. Assim, toda a lataria do carro elétrico poderia ser feita de fibra de carbono agindo como uma grande bateria em torno de todo o veículo.

Claro que, como toda nova descoberta, alguns passos precisam ser tomados antes que a novidade passe a ser adotada por montadoras de veículos. E um dos principais impedimentos, no momento, é um que sempre interessa as empresas: os custos. Fibra de carbono é um tanto mais caro que aço e o valor dos carros elétricos poderia subir muito.

Mas as vantagens de conseguir usar a fibra como bateria não param no armazenamento de energia, mas também no recolhimento dela. O carro, ou até mesmo aeronave, poderia ser fabricado de maneira que a fibra de carbono na carcaça também absorveria energia cinética, um ótimo investimento para quem usa o veículo. O proessor Leif Asp, da Universidade, afirma que construir um veículo com o material poderia reduzir seu peso em até 50%.

Devido ao preço, se a ideia for pra frente, provavelmente veremos no começo apenas carros de luxo usando a novidade, e de maneira econômica, talvez uma mistura de aço e fibra nos primeiros carros.

User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.