Pesquisadores da IBM comprovam vantagens de computadores quânticos

Cientistas conseguiram rodar algoritmos que são impossíveis de utilizar em PCs clássicos

Pesquisadores da IBM conseguiram comprovar, pela primeira vez na história, que um computador quântico é capaz de realizar tarefas que um PC tradicional não conseguiria – seja hoje ou num futuro razoável.

04/05/2018 às 09:16

Intel quer avançar computação quântica com seu novo processad...

Tecnologia usa "bits quânticos" - os qubits - para fazer mais cálculos ao mesmo tempo

Em teoria, já se sabia que existem algoritmos que não podem ser rodados num computador no estilo clássico, como o que deve existir na sua casa, no seu trabalho ou em algum ambiente público como uma faculdade. Mas, até agora, ninguém havia comprovado isto na prática.

Site oficial: Computação quântica da IBM

A pesquisa foi feita em colaboração com cientistas da Universidade de Waterloo (Canadá) e a Universidade Técnica de Munique (Alemanha). Através dela, foi possível acabar com as dúvidas de que existe uma vantagem em usar computadores quânticos, pois esses benefícios são reais.

"Nosso resultado mostra que o processamento de informação quântica realmente traz benefícios – sem ter que contar com conjecturas de complexidade teórica não comprovadas".
- Robert King, cientista da Universidade Técnica de Munique

A ideai inicial da pesquisa era apenas provar que os computadores quânticos podem fazer qualquer coisa que os tradicionais não conseguem. Para isso, eles simplesmente criaram um circuito quântico que resolve uma fórmula algébrica complexa.

Segundo o site The Next Web, através de uma explicação rudimentar, o circuito quântico faz isso através de uma brecha nas leis da física quântica que permitem que objetos estejam em dois lugares ao mesmo tempo.

Essa é uma fórmula que não pode ser solucionada usando computadores tradicionais. Para mais informações, confira o artigo completo detalhando a pesquisa científica (em inglês).

Via: The Next Web, Science Daily, Engadget Fonte: Science

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

MAVIC AIR 2 - Uma análise de DRONE no PARAÍSO