Drones da DJI são usados para mapear efeitos da atividade humana na Amazônia

Drones da DJI são usados para mapear efeitos da atividade humana na Amazônia

Projeto é colaboração da Universidade do Estado de Amazonas com pesquisadores de Havard

Drones da DJI estão sendo usados num projeto da Universidade do Estado de Amazonas (UEA) em conjunto com pesquisadores de Harvard para mapear as emissões da vegetação da Amazônia.

11/10/2018 às 15:09
Notícia

DJI lança firmware v01.00.01.00 para o DJI Mavic 2 Pro/Zoom e...

Update traz melhorias no ActiveTrack 2.0 e qualidade de fotos panorâmicas

Com isso, os cientistas buscam medir o impacto das atividades humanas em diversos ecossistemas, assim como criar a possibilidade de prever mudanças desastrosas na floresta de maneira antecipada.

Site oficial: DJI Matrice 600 Pro

Os dados coletados também serão enviados para o Harvard Climate Change Solutions Fund (Fundo de Soluções de Harvard para a Mudança Climática, em tradução livre), que irá usá-los para entender melhor como o meio ambiente está mudando por causa da ação humana.

 

Clique aqui e confira o vídeo oficial explicando o projeto

A coleta de informações é feita através do drone M600 da DJI, que permite trocar seus sensores padrões pelos modelos específicos usados na pesquisa. Com isso, eles conseguem detectar os cheiros da floresta e detectar as condições da vegetação local.

Continua após a publicidade

"O modelo M600 da DJI permitiu combinar a troca de sensores para coletar o tipo de informação que antes só podíam ser coletadas de lugares altos e estáticos, como torres, e balões. A flexibilidade dos drones abriu um novo conjunto de possibilidades para a pesquisa, a câmera usual dos drones, deu lugar a uma caixa de amostras, a tecnologia funciona como um nariz eletrônico, que puxa o ar da floresta durante o voo".
- Comunicado oficial da DJI

 

A DJI forneceu uma consultoria tecnológica para o projeto em parceria com o químico ambiental Scot T. Martin, professor de Harvard. Segundo ele, os drones permitiram acesso a uma visão do ecossistema da Amazônia que nunca esteve disponível antes.

 

"O sucesso que o Dr. Martin obteve com a tecnologia, trouxe a implantação de uma frota de drones para coletar amostras de ar em diferentes alturas. Essa informação não só fornecerá aos cientistas informações mais precisas, mas também ajudará a criar um sistema de alerta antecipado para mudanças potencialmente desastrosas na floresta tropical".
- Comunicado oficial da DJI

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Procurando um celular bom, bonito e barato? O OnePlus Nord 2 5G pode ser uma boa opção

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.