Após falha de segurança, Google+ será encerrado como rede social

Após falha de segurança, Google+ será encerrado como rede social

Mais de 500 mil contas podem ter sido afetadas por bug, aponta Google

A renegada rede social Google+ será encerrada oficialmente pela Google após sofrer com uma falha de segurança. A companhia anunciou em seu blog que um bug permitia visualizar informações privadas mesmo em perfis fechados e mais de 500 mil contas podem ter sido afetadas.

Segundo a Google, a falha de segurança não envolvia senhas, mas deixava exposto informações como endereço de e-mail, idade, profissão e gênero em perfis privados. A falha esteve presente na rede social de 2015 até março deste ano, quando foi corrigida.

90% dos usuários do Google+ passam menos de cinco segundos na rede social

O bug em questão estava ligado a uma API para criação de aplicativos e serviços que foi disponibilizada para diversos desenvolvedores. A Google, porém, não sabe ao certo quantas pessoas podem ter sido afetadas pela falha.

De acordo com o Wall Street Journal, a Google evitou falar sobre a falha anteriormente por causa do caso Cambridge Analytica envolvendo o Facebook. A polêmica da rede social de Mark Zuckerberg também envolvia uma API cedida para terceiros, mas gerou consequências bem mais graves.

Foco empresarial

Devido ao baixo número de usuários e engajamento, a Google também anunciou que está encerrando a rede social. Segundo a companhia, 90% dos usuários do Google+ passam menos de cinco segundos no site.

Durante os próximos 10 meses, o Google+ perderá seu caráter público e se tornará um serviço disponível apenas para usuários corporativos da Google. A companhia até prometeu que, após agosto de 2019, lançará novos recursos voltados para o ramo empresarial dentro da plataforma.

Via: The Verge
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

TUDO que o NVIDIA BROADCAST consegue fazer!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.