Ford começa a testar sistema de luzes para sinalização de carros autônomos

Ford começa a testar sistema de luzes para sinalização de carros autônomos

Empresa quer criar linguagem universal para pedestres e motoristas entenderem os carros autônomos

A fabricante de carros Ford anunciou que está testando um sistema de sinalização para tentar formar um novo padrão de comunicação para pedestres, ciclistas e motoristas entenderem o funcionamento dos carros autônomos, uma das tendências do mercado automotivo.

Em um futuro onde carros andam sozinhos nas ruas, as pessoas precisarão entender quando o veículo vai acelerar ou parar, por exemplo. Em parceria com a Organização Internacional de Normalização (ISO) e a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), a Ford está criando um padrão de sinais luminosos com cores que estarão presentes nos veículos autônomos.

Para que a tecnologia de carros autônomos tenha sucesso é vital todos terem confiança em como ela funciona. Por isso, estamos trabalhando junto com todos os desenvolvedores, empresas automotivas e de tecnologia para criar um padrão na indústria.”
- John Shutko, especialista técnico de Fatores Humanos para Veículos Autônomos da Ford

O novo sistema já está sendo testado pela empresa desde o ano passado. Junto com a Virginia Tech Transportation Institute, a empresa enviou às ruas um carro autônomo com um motorista de segurança camuflado para testar a recepção dos sinais com pedestres.

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Durante o experimento, os especialistas definiram o seguinte padrão de luzes e ações:

Pronto para partir: uma luz branca piscando rapidamente, comunicando que o veículo começa a acelerar depois de uma parada.
Modo de direção ativo: uma luz branca contínua para sinalizar que o veículo pretende continuar no seu trajeto atual – apesar de poder reagir a outros usuários da pista;
Parando: duas luzes brancas se movendo de um lado para o outro, indicando que o veículo vai parar completamente;

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A empresa também está realizando testes usando realidade virtual para testar a recepção e aprendizado dos sinais. Segundo a companhia, em um ambiente VR, as pessoas que participaram dos experimentos precisaram de apenas cerca de duas exposições para aprender o significado de um sinal e de cinco a dez exposições para entender todos os três sinais.

A Ford realizará mais experimentos no mundo real nos Estados Unidos e também na Europa para ver como o sistema de sinalização de carros autônomos é recebido por pessoas em diferentes locais do mundo.

Mais informações podem ser encontradas no site da Ford.

Via: Ford
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