FAA permite que drones de DJI e outras marcas voem perto de aeroportos

FAA permite que drones de DJI e outras marcas voem perto de aeroportos

Para isso, é necessário ter um piloto profissional no comando da aeronave e ter aprovação da agência

A Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (da sigla em inglês FAA) forneceu permissão para que drones de 9 companhias possam voar em espaço aéreo controlado, como perto de aeroportos.

Site oficial: LAANC

Para isso, porém, é necessário que um piloto profissional esteja controlando a aeronave e que ele tenha autorização para voar o drone em determinado local e horário.

O lado bom é que agora é bastante fácil de se obter essa permissão nos EUA. Isso pode ser feito quase que em tempo real ao enviar uma mensagem para a iniciativa LAANC (Low Altitude Authorization and Notification Capability).

A solicitação será rapidamente processada pelo programa, que então irá determinar o local a altitude que o piloto poderá usar naquele espaço aéreo específico.

De acordo com o site Engadget, essa permissão será usada para pilotos que desejam conduzir uma inspeção, capturar fotos ou afastar aves de aeroportos.

O LAANC também serve para garantir que os drones não acabem voando perto de aviões. Além disso, ele informa o controle de tráfego aéreo da Agência de Aviação sobre as permissões que foram garantidas aos pilotos de drone.

As empresas que ganharam a permissão para voar com drones nessas localidades são: Aeronyde, Airbus, AiRXOS, Altitude Angel, Converge, DJI, KittyHawk, UASidekick e Unifly.

Continua após a publicidade

"Antes do LAANC, usar drones para trabalho produtivo perto dos aeroportos requeria formulários detalhados e até meses de espera, mesmo quando os benefícios eram claros e a segurança era priorizada. Agora, o LAANC facilmente permite o uso de drones em mais de 5.100km2 próximos de aeroportos, incluindo muitas áreas populadas que podem se beneficiar tremendamente de operações com drones".
- Brandon Montellato, gerente de programa da DJI

Via: Engadget, DJI Fonte: FAA
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.