Instagram enfim está testando recurso de compartilhar posts de outros usuários

Instagram enfim está testando recurso de compartilhar posts de outros usuários

Atualmente é possível fazer isso através de apps de terceiros

Após muita resistência, o Instagram parece estar testando um recurso que possibilita compartilhar em seu feed uma postagem de outro usuário, em um fucionamento parecido com os compartilhar do Facebook ou o "retweet" do Twitter. A empresa ainda não afirmou oficialmente que está trabalhando no recurso, porém o The Verge afirma ter acesso a capturas de tela e informações de uma fonte próxima ao caso que confirmam os testes.

A principal preocupação do Instagram é que a plataforma seja usada de forma extensiva para a propagação de notícias falsas, atualmente parte central da crítica ao recurso de compartilhar conteúdos no Facebook. Para tentar conter excessos, a ferramenta de compartilhar posts de terceiros pode chegar com limitações de uso, como acontece com o encaminhar mensagem dentro do Whatsapp.

Uma possibilidade para controlar o uso, ao menos inicialmente, é liberar essa capacidade apenas para contas corporativas, que são menos suscetíveis a espalhar informações falsas. Historicamente o Instagram costuma implementar novos recursos primeiro nas contas Business para depois liberar para os usuários em geral.

Enquanto a plataforma não libera oficialmente o recursos, há centenas de apps com uma funcionalidade análoga nas lojas de aplicativos. Elas pegam a foto de outro usuário, colocam uma etiqueta para indicar qual a fonte original da postagem e até sugerem incluir a marcação do autor da foto na descrição do post. Apesar de funcionar, é um método bem mais rudimentar que o compartilhamento quando feito de forma oficial dentro de uma plataforma, pois em serviços como Facebook e Twitter é possível o rastreamento do alcance total de todos os compartilhamentos ou rastrear todos os usuários que compartilharam o conteúdo, por exemplo.

Fonte: The Verge
User img

Diego Kerber

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.