Após muita resistência, o Instagram parece estar testando um recurso que possibilita compartilhar em seu feed uma postagem de outro usuário, em um fucionamento parecido com os compartilhar do Facebook ou o "retweet" do Twitter. A empresa ainda não afirmou oficialmente que está trabalhando no recurso, porém o The Verge afirma ter acesso a capturas de tela e informações de uma fonte próxima ao caso que confirmam os testes.
A principal preocupação do Instagram é que a plataforma seja usada de forma extensiva para a propagação de notícias falsas, atualmente parte central da crítica ao recurso de compartilhar conteúdos no Facebook. Para tentar conter excessos, a ferramenta de compartilhar posts de terceiros pode chegar com limitações de uso, como acontece com o encaminhar mensagem dentro do Whatsapp.
Uma possibilidade para controlar o uso, ao menos inicialmente, é liberar essa capacidade apenas para contas corporativas, que são menos suscetíveis a espalhar informações falsas. Historicamente o Instagram costuma implementar novos recursos primeiro nas contas Business para depois liberar para os usuários em geral.
Enquanto a plataforma não libera oficialmente o recursos, há centenas de apps com uma funcionalidade análoga nas lojas de aplicativos. Elas pegam a foto de outro usuário, colocam uma etiqueta para indicar qual a fonte original da postagem e até sugerem incluir a marcação do autor da foto na descrição do post. Apesar de funcionar, é um método bem mais rudimentar que o compartilhamento quando feito de forma oficial dentro de uma plataforma, pois em serviços como Facebook e Twitter é possível o rastreamento do alcance total de todos os compartilhamentos ou rastrear todos os usuários que compartilharam o conteúdo, por exemplo.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: The Verge