Embate entre Gradiente e Apple pela marca iPhone entra hoje no STJ

Embate entre Gradiente e Apple pela marca iPhone entra hoje no STJ

A marca brasileira possui um registro do nome Iphone no Brasil

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar nesta quinta-feira, 20, o processo que envolve Apple e Gradiente disputando quem é a dona da marca iPhone no Brasil.

A IGB Eletrônica, que é dona da Gradiente, registrou o termo "iphone" no Brasil antes da Apple começar a vender seu smartphone por aqui. Desde então, as duas vem se enfrentando judicialmente durante os últimos 10 anos. 

Em instâncias anteriores, a companhia brasileira acabou levando a pior, mas só os comentários sobre o julgamento já deram força para a empresa. A IGB Eletrônica está em processo de recuperação financeira judicial, mas o julgamento acabou triplicando o valor de suas ações.

Os advogados da Gradiente tem como principal argumento o fato da empresa ter entrado com o pedido de registro do nome no Brasil em 2000. A companhia até teria criado um conceito de "iphone" seguindo os moldes dos smartphones da época.

Caso a dona da Gradiente vença a causa contra a Apple, a empresa deve receber, pelo menos, uma porcentagem do valor das vendas de todos os iPhones no Brasil. A principal defesa da Apple nos embates anteriores foi alegar que o termo "iphone" é muito amplo para ser exclusivo da IGB Eletrônica.

Via: UOL Tecnologia
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

A GoPro HERO9 Black chegou - praticamente PERFEITA!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.