Alibaba desiste da promessa de criar 1 milhão de empregos nos Estados Unidos por causa de altas tarifas

Alibaba desiste da promessa de criar 1 milhão de empregos nos Estados Unidos por causa de altas tarifas

Fundador do grupo coloca a culpa na guerra comercial entre EUA e China

O fundador da Alibaba Group, Jack Ma, disse que a companhia desistiu dos planos de expandir seus serviços na América e criar um milhão de novos empregos nos Estados Unidos. A promessa tinha sido feita no começo do ano passado.

De acordo com o comandante da Alibaba, que é dona de sites como o AliExpress, a promessa poderia ser feita se os Estados Unidos e China mantivessem "relações comerciais racionais", o que não é o caso atualmente.

As tensões comerciais entre os dois países acabaram gerando um crescimento nas tarifas de importação e exportação, o que dificultaria os planos da Alibaba nos Estados Unidos. "Essa promessa era baseada em uma parceria EUA-China e relações comerciais racionais. A situação atual já arruinou isso", explicou Jack Ma, falando com a imprensa chinesa.

O chefe da Alibaba Group disse que pretende continuar investindo em formas de integrar o mercado estadunidense com o chinês, mas com a guerra comercial entre os países, não é possível fazer muita coisa. "Não tem como cumprir essa promessa agora".

O conflito comercial entre Estados Unidos e China tem gerado diversos aumentos de tarifas de exportação e importação de produtos entre os países, e a tendência é que os números só cresçam até o fim do ano. A prática tem sido prejudicial para empresas que exportam componentes eletrônicos e deve acabar afetando os preços finais de diversos produtos.

Via: The Verge
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.