Imagem chamada

Furo encontrado na Estação Espacial Internacional pode ter sido feito por humano

NASA removeu imagens de vídeo público - furo parece ter sido feito por uma furadeira

Na semana passada foi encontrado um furo "misterioso" numa nave russa, a Soyuz MS-09, conectada à Estação Espacial Internacional (EEI). O furo foi localizado porque estava causando um vazamento leve de pressão na Estação e a situação já foi resolvida, mas agora surgiu a possibilidade do problema ter sido causado por uma pessoa com uma furadeira.

Não foi levantada a hipótese de sabotagem e o que está sendo comentado é que o furo pode ter sido causado por um acidente. É isso que reporta a agência de notícias estatal russa TASS, trazendo informações de Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos (uma espécie de NASA da Rússia). Rogozin teria afirmado que o furo foi feito por uma mão humana, que há traços de deslize da broca em sua superfície. A suspeita é que alguém fez o furo sem querer, tampou com cola ou algum outro material não adequado e o voo para a EEI e o tempo que a Soyuz passou lá fizeram com que o tampão "artesanal" caísse, causando o vazamento que fez o furo ser localizado.

Uma parte um tanto "intrigante" da história é que as imagens do furo que aparecem neste post vieram de um vídeo da NASA que depois foi editado para removê-las. Em um dos vídeos do espaço para a Terra que a tripulação da EEI costumeiramente faz e que podem ser vistos pelo público, as imagens do furo apareceram. A NASA editou o vídeo e publicou ele novamente, sem as fotos, mas elas já tinham sido salvas por usuários e por isso ainda podem ser facilmente encontradas na internet.

A NASA afirma que fez a re-edição do vídeo porque uma versão de "rascunho" dele teria sido publicada por acidente, mostrando "imagens não lançadas". O posicionamento oficial da agência espacial do EUA é deixar a investigação do furo para a Roscosmos e apoiar seus pareceres.

Fonte: CNET
User img

João Gabriel Nogueira

Renault apresenta EZ-PRO, carro autônomo feito para serviços comerciais e empresariais

O veículo funciona em duas partes, uma operacional e outra para transporte de cargas


Florianópolis terá Wi-Fi gratuito em 178 áreas públicas

A capital de Santa Catarina promete instalação dos pontos de internet gratuita até outubro de 2019


Mozilla Firefox lança versão que utiliza placa de vídeo para carregar páginas rapidamente

Segundo o desenvolvedor, essa mudança vai preparar o navegador para resoluções 4k


SpaceX fecha acordo com o 1º turista que dará uma volta pela lua

Empresa vai anunciar o nome do viajante na próxima segunda-feira


Canal de previsão do tempo surpreende com cenário 3D com escala em tamanho real

Os vídeos alertam para os perigos do furacão Florence que atinge a Carolina do Norte nesse momento