Índice do Artigo

Notícias

Curitiba é a cidade mais inteligente do Brasil, segundo ranking da Connected Smart Cities

A capital do Paraná lidera pela primeira vez a lista de cidades mais inteligentes do país

Em sua quarta edição, o Connected Smart Cities apontou Curitiba como cidade “mais inteligente” do Brasil em 2018. O ranking é feito pela Urban Systems e publicado pela revista Exame todos os anos, mostrando indicadores que qualificam as cidades mais inteligentes do país.

A pesquisa é realizada com dados públicos e analisa cidades com uma população superior a 50.000 habitantes. O ranking avalia cerca de 70 indicadores que são distribuídos em 11 eixos:

 – mobilidade,
 – urbanismo,
 – meio ambiente,
 – energia,
 – tecnologia e inovação,
 – economia,
 – educação,
 – saúde,
 – segurança,
 – empreendedorismo, 
 – governança.

O Rio de Janeiro ficou na primeira posição em 2015. São Paulo ficou em primeiro lugar nos dois anos seguintes 2016 e 2017, Curitiba apareceu na posição de destaque pela primeira vez no estudo agora em 2018. Para ver os resultados a cada ponto dos anos anteriores, basta acessar o site do Smart Cities.

No começo do estudo Curtiba estava na quinta posição, alguns elementos que contribuíram para a capital paranaense ficar em primeiro lugar esse ano foi investimento no Vale do Pinhão, que criou uma economia criativa e colaborativa.

Além disso, o urbanismo e a mobilidade também tiveram grande destaque, a cidade revitalizou suas ciclovias de acordo com a população e não com os quilômetros de rodovia, como era feito. Outra inovação foi a implementação do aplicativo Saúde Já, que tornou mais rápido o agendamento do primeiro atendimento pelo SUS.

As outras nove cidades que estão na lista são, na ordem em que ficaram no ranking: São Paulo (SP), Vitória (ES), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ).