A Huawei anunciou seu novo chip topo de linha para smarpthones o Kirin 980. O componente é o primeiro com transistores fabricados em 7 nanômetros, tecnologia que entrega importantes evoluções como mais performance, menor consumo de energia e menor aquecimento.
Huawei lançará smartphones Mate 20 em 16 de outubro com chip ...
O Mate 20 será o primeiro a chegar com a CPU Kirin 980, feita em 7nm
O Kirin 980 tem um total de oito núcleos, quatro são o Cortex-A76, sendo dois operando frequências altas para mais desempenho e dois em um modo mais econômico. Os quatro restantes são baseados em Cortex-A55, núcleos que tem menos desempenho e tem como função consumir pouca energia. Com essa variação de núcleos o Kirin 980 consegue distribuir os apps de forma a entregar algo desempenho quando necessário e também economizar energia quando estiver ocioso.
De acordo com a fabricante, o novo SoC (sistema-em-um-chip) terá 37% mais performance que o antecessor, o Kirin 970 e será capaz de realizar funções como reconhecimento de imagens até 120% mais rápido. O processamento gráfico fica pro conta do Mali-G76, que traz melhoria de desempenho de 46% e é bem mais econômico, salvando até 178% mais energia.
A estreia do chip em um produto só acontecerá em outubro, quando os Huawei Mate 20 e 20 Pro trarão pela primeira vez esse SoC em um gadget. Então poderemos conhecer as capacidades do Kirin 980 tanto em entregar desempenho quanto em economizar energia.