Após os Estados Unidos iniciarem uma cruzada contra empresas chinesas, a Austrália também está dificultando a vida das companhias com sede no país asiático. A Huawei e a ZTE foram proibidas de fornecer tecnologias 5G para redes e smartphones vendidos no mercado australiano.
Assim como nos Estados Unidos, o motivo para a proibição são preocupações com segurança e privacidade, uma vez que as empresas têm sede na China. O governo do país obriga as companhias privadas a auxiliarem com inteligência quando requisitado, medida que abre portas para espionagem.
Segundo um comunicado compartilhado pela Huawei, a empresa está presente no país e entrega tecnologia de redes wireless há mais de 15 anos. O Financial Times aponta que a Austrália é o primeiro país no mundo a proibir suas operadoras de trabalharem com companhias de fora.
CIA, FBI e NSA dizem que americanos não deveriam comprar o Hu...
Agências continuam fazendo pressão no mercado dos EUA em relação a dispositivos da China
A Huawei sofreu com um problema similar nos Estados Unidos quando as operadoras decidiram não vender seus aparelhos, mas isso aconteceu por decisão das companhias e não por causa de uma lei governamental.
A ZTE, por outro lado, quase deixou de existir por causa de um banimento nos Estados Unidos. A companhia foi proibida de exportar tecnologias do país. Após um acordo e uma multa, a empresa conseguiu retomar suas atividades.
Via: Engadget