Facebook remove aplicativo Onavo Protect da App Store após acusações da Apple

Facebook remove aplicativo Onavo Protect da App Store após acusações da Apple

De acordo com Gigante da maçã, o aplicativo VPN não era seguro

O Facebook teve que remover da App Store seu aplicativo Onavo Protect que tinha o objetivo ser uma Virtual Private Network (VPN) para aumentar a privacidade do usuário. Mas, de acordo com as acusações da Apple, o aplicativo era na verdade uma via para coleta de dados (spyware) do Facebook. De acordo com fontes ligadas à rede social, o Facebook foi obrigado a remover o aplicativo depois que a Apple "decidiu que o serviço violou suas políticas de coleta de dados".

No início de 2018 a Apple (assim como quase todas empresas na internet) atualizou suas diretrizes de privacidade para proibir aplicativos que coletam dados sobre outros aplicativos instalados no dispositivo do usuário para fins de análise publicitária ou marketing. Mesmo que o Onavo tenha sido removido da App Store, isso não quer dizer que ele será excluí-do automaticamente de smartphones que já o possuem. Entretanto, o Facebook não poderá mais atualizá-lo.

06/08/2018 às 18:53
Notícia

Facebook começa testes internos de seu aplicativo de paquera

Nova ferramenta do site vai chegar para rivalizar com alternativas como Tinder, Happn e Grindr

A Apple disse em um comunicado que essa decisão reflete seus "esforços para proteger a privacidade e os dados do usuário em todo o ecossistema da Apple". O Facebook alegou que não usa o aplicativo Onavo Protect para coleta de dados com fins publicitários. Não fooi comentado sobre retirar o aplicativo em questão da loja Play Store de aplicativos Android. 

As VPNs funcionam criptografando o tráfego dos usuários e redirecionando-os através de um servidor privado para evitar que hackers saibam o que o usuário está fazendo ou até mesmo roubem dados. No caso do Onavo Protect, para manter os dados seguros o aplicativo coleta grandes quantidades de dados, enviando as informações ao Facebook, segundo a análise da Apple.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmodo
User img

Mariela Cancelier

Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Atualmente é redatora e roteirista de tecnologia para o Mundo Conectado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.