Google recebe multa de mais de 4 bilhões de euros por violar regras de livre concorrência

Google recebe multa de mais de 4 bilhões de euros por violar regras de livre concorrência

Autoridades antitruste afirmam que a empresa abusou da posição dominante do Android

Nesta quarta-feira, 18, a União Europeia acusou o Google de restringir a livre concorrência e infligiu uma multa de 4,3 bilhões de euros, equivalente a R$ 19,5 bilhões, um valor recorde. As autoridades afirmam que a grande participação do sistema Android no mercado mobile, presente em quase 80% dos aparelhos do mundo, faz com que o serviço de busca do Google se torne hegemônico.

"O Google usou o Android como um veículo para consolidar a posição dominante de seu motor de busca. Essas práticas (...) privaram os consumidores europeus das vantagens de uma concorrência efetiva" - Margrethe Vestager, comissária europeia de Concorrência

O porta-voz do Google, Al Verney, disse que recorrrerá da decisão das autoridades e declarou que o Android não limitou a oferta de opções concorrentes. Um dos argumentos da empresa foi a presença da Apple como concorrência, rejeitado pela UE. O contra-argumento foi de que a Apple possui preços mais altos e por isso não restringe suficientemente o mercado para a acusada. 

14/07/2018 às 15:37
Notícia

YouTube bloqueia canais que promovem conteúdos do Twitch

Alguns produtores de conteúdo perderam seus canais temporariamente esta semana

Não é a primeira vez que a desenvolvedora do Android recebe uma multa. Em 2017, a companhia foi acusada de favorecer o Google Shopping, seu comparador de preços e recebeu uma penalidade de 2,4 bilhões de euros.

Fonte: G1
User img

Redação MC

Redação do Mundo Conectado

Análise do Samsung GALAXY S21 ULTRA: tela INCRÍVEL e câmeras para TODAS AS SITUAÇÕES

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.