Nova família de chipsets MediaTek Helio A visa estimular mercado intermediário de smartphones

Nova família de chipsets MediaTek Helio A visa estimular mercado intermediário de smartphones

HelioA22 é o primeiro modelo da série e promete aumentar o desempenho e eficiência energética

A MediaTek anunciou a linha Helio A de chipsets voltada para o mercado intermediário de smartphones. O primeiro a ser anunciado foi o Helio A22, que de acordo com a empresa, permitirá a fabricação de smartphones com inteligência artificial aprimorada, melhor performance e fotografia avançada.

Apesar do que diz a companhia, porém, este primeiro produto irá se situar mais próximo do mercado de entrada, pois ele só pode ser utilizado em aparelhos com tela de resolução HD+ de proporção 20:9 (1600 x 720), considerada muito baixa para smartphones intermediários.

Além disso, o chipset só permite câmeras traseiras com configurações até 13MP + 8MP ou um único sensor de 21MP, o que deve limitar sua implementação a modelos mais baratos.

“A série Helio A dá continuidade à nossa visão de mercado mobile, que é acessível a todos, e na qual os recursos mais avançados não estão limitados a equipamentos high-end. Como temos visto, o crescimento do mercado intermediário continua em forte ritmo e há um interesse contínuo dos consumidores por equipamentos poderosos e com qualidade que ofereçam a eles o melhor valor”
TL Lee, gerente geral de comunicação wireless da MediaTek

O Helio A22 ainda traz melhorias nos seus sistemas de GPS e localização, que agora estão 10% mais precisos ao mesmo tempo em que consomem 24% menos energia. O chipset ainda suporta conexão Wi-Fi 802.11ac, que garante maior largura de banda e menor latência. Para completar, há suporte para Bluetooth 5.0.

O primeiro smartphone com o chipset será o dispositivo de entrada Xiaomi Redmi 6A, que será lançado na China.

Para os mais leigos, vale lembrar que um chipset é um conjunto de circuitos integrados que permite o fluxo de dados entre o processador, a placa mãe e os componentes periféricos, de modo que as tarefas exigidas possam ser realizadas.

User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.