Atualização do Google Chrome contra o Spectre faz o navegador consumir mais RAM

Atualização do Google Chrome contra o Spectre faz o navegador consumir mais RAM

O programa usa cerca de 10% mais memória com o update

O navegador Chrome já é conhecido por consumir memória RAM, mas o cenário ficou ainda pior com a chegada da atualização contra a vulnerabilidade Spectre, segundo a Google.

Em uma publicação em seu blog de segurança, a empresa revelou que o navegador agora utiliza entre 10 e 13% a mais de memória por causa do isolamento de sites, recurso que vem para mitigar a falha de segurança Spectre.

A novidade de segurança já foi liberada para 99% dos usuários do navegador no Mac, Windows, Linux e Chrome OS. Como o Spectre é uma falha de segurança que afeta processadores Intel, AMD e ARM, ou seja, praticamente todo mundo que usa o browser sentirá a mudança. 

Apesar do aumento na memória RAM, o isolamento de sites aumentará significativamente a segurança dentro do navegador. A ferramenta atua no renderizador do software, parte responsável por transformar códigos em pixels.

Desde seu lançamento, em 2008, o Chrome separa o processamento de cada aba para garantir segurança. O isolamento de sites traz a funcionalidade para páginas únicas.

Com isso, sites e programas maliciosos não poderão interferir nas ações feita em outras páginas, já que todo o procesamento feito "nos bastidores" é individual.

Segundo Charlie Reis, o engenheiro de software por trás do projeto, a Google já está trabalhando para lançar a tecnologia em smartphones e também fazer otimizações na versão para computadores, para a alegria de quem tem 4GB de RAM ou menos.

"A nossa equipa continua trabalhando arduamente visando otimizar este comportamento para manter o Chrome rápido e seguro", explicou Reis no blog da Google.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: Google
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Meta e o Metaverso: os planos de Zuckerberg para o futuro das redes sociais

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.