Índice do Artigo

Carros

Qualcomm demonstra comunicação entre carros conectados usando C-V2X

A tecnologia promete conectar veículos e o ambiente ao seu redor

A Qualcomm e a 5G Automotive Association se uniram com diversas montadoras de carros, incluindo a Ford, BMW, Citroën e Renault, para apresentar o sistema de conexão C-V2X em funcionamento.

O teste foi feito em Paris, na França, e mostra como a internet das coisas pode trazer mais segurança para carros conectados. A tecnologia C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything) conecta carros e toda a insfraestrutura da estrada em uma rede própria criada por modens de conexão da Qualcomm.

YouTube video

O vídeo acima mostra um pouco dos testes feitos em Paris. Os veículos conseguem trocar informações valiosas sobre o trânsito que podem ser utilizadas para evitar acidentes nas estradas.

Em partes da estrada com pouca visibilidade, por exemplo, o sistema avisa quando um veículo está se aproximando ou está parado em um local próximo.

O sistema C-V2X também avisa sobre a presença de pedestres em faixas de segurança e até o tempo que um semáforo vai levar para abrir, tudo utilizando uma rede própria e independente de conexões de celular, como 4G ou 5G.

O objetivo da união é fazer com que todas as montadoras adotem o padrão.

“Esta demonstração de interoperabilidade entre várias montadoras não é apenas um marco importante para a implantação do C-V2X, mas é também uma validação da viabilidade comercial e a compatibilidade global de uma comunicação direta em C-V2X para veículos conectados”
– Enrico Salvatori, VP sênior e presidente da Qualcomm para Europa

As montadoras envolvidas no projeto pretendem entregar os primeiros carros conectados com a tecnologia a partir de 2019.