Imagem chamada

Cientistas brasileiros treinam robôs para identificar plantas automaticamente

Tecnologia é voltada principalmente para máquinas agrícolas

Cientistas brasileiros estão trabalhando em uma tecnologia que promete facilitar o reconhecimento automático de plantas por máquinas agrícolas. O desenvolvimento desse recurso atua em conjunto com pesquisas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na área de fenotipagem, que estão reconstruindo espécies vegetais em (3D) usando técnicas de computação como a robótica e a inteligência artificial.

Link oficial da Embrapa

De acordo com a Embrapa, a reconstrução tridimensional de plantas envolve a captura automatizada de imagens das culturas agrícolas e a geração de modelos digitais que mostram as estruturas em 3D. Com esse processo, é facilitada a colheita de dados para classificação e análise das características vegetais, que podem ajudar no melhoramento genético.

Espera-se que, futuramente, máquinas agrícolas possam observar o campo para identificar algum problema como deficiência nutricional ou pragas e doenças na lavoura. Alguns experimentos com plantações de milho e uva de vinho já integram um projeto de pesquisa de "agricultura digital", isso é, usando robótica e inteligência artificial. Os testes com robôs e drones serão feitos em uma vinícola do estado de São Paulo, que participa da Rede de Agricultura de Precisão, e em uma área de milho em Campinas.

O desenvolvimento da tecnologia também vai usar técnicas de aprendizado de máquina e reconhecimento de padrões. A equipe de pesquisa planeja construir um robô com câmeras acopladas e um escâner a laser para fazer a varredura das áreas de cultivo selecionadas. Será possível ver a estrutura tridimensional com informações de geolocalização baseadas na tecnologia Lidar, a mesma usada para desenvolver sensores e recursos em carros autônomos.

Streaming representa 75% de toda a receita da indústria da música

Receitas com música nos EUA cresceram 10% e alcançaram R$ 18,7 bilhões


Amazon apresenta forno micro-ondas que vem com assistente de voz Alexa

É a Internet das coisas chegando em todos os eletrodomésticos


Renault apresenta EZ-PRO, carro autônomo feito para serviços comerciais e empresariais

O veículo funciona em duas partes, uma operacional e outra para transporte de cargas


Intel e Qualcomm se comprometem a oferecer suporte para Glow, inciativa AI do Facebook

Outras empresas como Marvell também se manifestaram a favor da plataforma


SpaceX fecha acordo com o 1º turista que dará uma volta pela lua

Empresa vai anunciar o nome do viajante na próxima segunda-feira