Pesquisadores querem utilizar drones para detectar violência em multidões

Pesquisadores querem utilizar drones para detectar violência em multidões

Pesquisa utiliza inteligência artificial, mas ainda está em fases iniciais

Os drones constantemente são utilizados como uma ferramenta de segurança e uma pesquisa chamada "Eye in the Sky" pretende utilizar os dispositivos voadores para combater a violência em locais com multidões.

O projeto está sendo desenvolvido por cientistas do Reino Unido e da Índia e utiliza um drone Parrot AR, que custa cerca de US$ 200. O quadricóptero grava imagens que são processadas por uma inteligência artificial capaz de reconhecer atos de violência em tempo real.

A IA foi treinada para reconhecer ações como estrangulamento, socos, chutes e esfaqueamentos. Quando o drone capta imagens em meio a multidão que batem com os padrões conhecidos, as pessoas envolvidas são destacadas no vídeo, o que facilita a identificação.

Amarjot Singh, o chefe de pesquisa, enfatiza que a tecnologia ainda está dando seus primeiros passos e precisa ser aprimorada. Nos testes iniciais, o software teve 94% de sucesso ao identificar brigas, mas o número de acertos diminuiu quando mais pessoas estavam presentes na cena.

O objetivo dos pesquisadores é evoluir a tecnologia para ser utilizada em locais como estádios de futebol e eventos de grande porte, visando combater crimes e atos terroristas.

O projeto recebeu críticas por causa das questões de vigilância, mas como o desenvolvimento ainda está em fases iniciais, possivelmente teremos uma regulamentação mais aprofundada para tecnologias do tipo até que o Eye in The Sky saia do papel.

Via: The Verge
User img

Mateus Mognon

Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Semana BLACK FRIDAY: 7 DICAS para COMPRAR MUITO BARATO na INTERNET!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.