Os drones constantemente são utilizados como uma ferramenta de segurança e uma pesquisa chamada "Eye in the Sky" pretende utilizar os dispositivos voadores para combater a violência em locais com multidões.
O projeto está sendo desenvolvido por cientistas do Reino Unido e da Índia e utiliza um drone Parrot AR, que custa cerca de US$ 200. O quadricóptero grava imagens que são processadas por uma inteligência artificial capaz de reconhecer atos de violência em tempo real.
A IA foi treinada para reconhecer ações como estrangulamento, socos, chutes e esfaqueamentos. Quando o drone capta imagens em meio a multidão que batem com os padrões conhecidos, as pessoas envolvidas são destacadas no vídeo, o que facilita a identificação.
Amarjot Singh, o chefe de pesquisa, enfatiza que a tecnologia ainda está dando seus primeiros passos e precisa ser aprimorada. Nos testes iniciais, o software teve 94% de sucesso ao identificar brigas, mas o número de acertos diminuiu quando mais pessoas estavam presentes na cena.
O objetivo dos pesquisadores é evoluir a tecnologia para ser utilizada em locais como estádios de futebol e eventos de grande porte, visando combater crimes e atos terroristas.
O projeto recebeu críticas por causa das questões de vigilância, mas como o desenvolvimento ainda está em fases iniciais, possivelmente teremos uma regulamentação mais aprofundada para tecnologias do tipo até que o Eye in The Sky saia do papel.
Via: The Verge