Qualcomm anuncia Snapdragon XR1, primeira plataforma mobile dedicada a VR e AR

Qualcomm anuncia Snapdragon XR1, primeira plataforma mobile dedicada a VR e AR

Fabricante dos principais processadores Android agora investe em XR - Extended Reality

A Qualcomm anunciou uma nova plataforma de chips para dispositivos móveis com foco total em realidade virtual e realidade ampliada (VR e AR), algo que a empresa está chamando de "realidade estendida" - Extended Reality, com a sigla do inglês XR. Por isso o nome da nova plataforma é Snapdragon XR1, que estreia com um minúsculo processador.

Sendo focado em AR e VR, o Snapdragon XR1 traz suporte às tecnologias necessárias para este uso, como capacidade de resoluções até 4K num taxa de quadros por segundo de 60fps, importante para evitar enjoos na usabilidade. Além disso, ele traz suporte ao uso de duas telas ao mesmo tempo e a diversas APIs, como OpenGL, OpenCL e Vulkan. 

Outra tecnologia importante para a usabilidade especialmente em VR é a presença do que a Qualcomm chama de três e seis graus de liberdade (3DoF e 6DoF), tecnologias que permitem que o usuário mova livremente a cabeça usando um headset VR, enquanto tem seus movimentos rastreados e a imagem reproduzida de acordo, além de permitir interatividade com controles também.

A Qualcomm anuncia que já tem parceiras desenvolvendo com o Snapdragon XR1 mas ainda não anunciou quando chegam os primeiros produtos.

Fonte: TweakTown
User img

João Gabriel Nogueira

João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline e o Mundo Conectado, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.