Celulares piratas começam a ser bloqueados pela Anatel hoje

Celulares piratas começam a ser bloqueados pela Anatel hoje

Primeiras regiões afetadas pela decisão são Distrito Federal e Goiás

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai começar a bloquear os celulares piratas em operação no Brasil, a começar por dispositivos com chips registrados no Distrito Federal e em Goiás.

Vale lembrar que apenas dispositivos com o IMEI adulterado, clonado ou fraudado serão afetados pela ação da agência. Trata-se de um número de 15 dígitos que é único para cada celular produzido e ativado no mundo – exceto os piratas.

Como já mencionamos antes, aparelhos originais importados de marcas legítimas como Xiaomi, Huawei e OnePlus não serão afetados pelo bloqueio. Desde o dia 22 de fevereiro, usuários de aparelhos piratas ativados em DF e GO estão sendo notificados da infração.

Se você não recebeu nada, é provável que seu dispositivo continuará livre para uso. Mas, se mesmo assim você quiser ter certeza, a Anatel fez esse site para instruir melhor os usuários.

Confira abaixo o cronograma do bloqueio para todo o Brasil:

Distrito Federal e Goiás:
Notificações: a partir de 22 de fevereiro de 2018.
Bloqueio: a partir de 9 de maio de 2018.

Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul:
Notificações: a partir de 23 de setembro de 2018.
Bloqueio: a partir de 8 de dezembro de 2018.

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, estados do Nordeste e da região Norte:
Notificações: a partir de 7 de janeiro de 2019.
Bloqueio: a partir de 24 de março de 2019.

Via: G1
User img

Carlos Felipe

Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou parao PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Testamos o ROG Phone 3!

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.